Rio Nilo: 3 fatos importantes para estudar

Localizado na África o Rio Nilo e possui uma bacia hidrográfica que abrange principalmente 10 países; são eles:

  • Egito
  • Etiópia 
  • Uganda
  • Ruanda
  • Burundi
  • Quênia 
  • Sudão
  • Sudão do Sul
  • Tanzânia 
  • República Democrática do Congo 

Ele fica situado a nordeste do continente africano é o rio que possui a maior extensão do planeta, cerca de 7 mil quilômetros. O Rio Nilo tem sua nascente em Uganda e sua foz no Mar Mediterrâneo, ademais parte do Nilo passa pelo Deserto do Saara. 

A saber, ele nasce da confluência do Nilo Branco e Nilo Azul, além disso sua bacia hidrográfica possui cerca de 3 milhões de km², sendo utilizado como fonte de energia elétrica por meio do represamento das águas. 

Contudo, o Rio Nilo possui grande irregularidade em seu volume de água e nos períodos de cheias suas margens fertilizam com os húmus “Matéria orgânica” irrigando as planícies que o circundam. 

No entanto, seu regime natural de cheias acabou alterado desde a construção da hidrelétrica de Assuã em 1971, usina amplamente importante para a região. 

Por se tratar de um dos rios mais importantes do mundo, o Rio Nilo pode acabar cobrado no Enem e demais vestibulares, por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre!

Rio Nilo e sua importância na antiguidade

Na antiguidade o Rio Nilo era sagrado para o povo egipcio, possuindo papel fundamental na construção de várias civilizações, visto que diversas cidades desenvolveram-se em suas margens. 

A saber, através dele foi possível o desenvolvimento da civilização egípcia, tendo em vista que grande parte do seu território é localizado em regiões de deserto. 

As margens do rio a população vivia principalmente da pesca e agricultura, sobretudo o cultivo de cereais, possibilitado devido às cheias do Nilo, favorecendo a fertilização do solo. 

Além disso, o Rio Nilo tornou-se uma importante fonte de água para os egípcios, o que permitiu a intensificação do transporte de pessoas e mercadorias e do comércio da região. 

Atualidade

Atualmente o Rio Nilo possui grande importância para o povo africano, visto que ele garante boa parte do sustento do continente. 

Trata-se de um rio fronteiriço, por isso compartilha suas águas com vários países, possuindo grande importância para o desenvolvimento social e econômico dessas nações. 

Outro ponto importante nos últimos anos tem sido o crescimento do turismo na região. Contudo, embora os impactos positivos na economia, os hotéis flutuantes tem gerado grande poluição devido à perda da biodiversidade no local. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o Rio Nilo?

Não deixe de ler também – Geografia: Características do rio Amazonas e seus afluentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.