Rio Ganges: História e características 

O Rio Ganges também conhecido como “Rio Benares” tornou-se o rio mais importante da Índia, assim como um dos lugares mais simbólicos do planeta. 

Além disso, aos adeptos do Hinduísmo ele possui um forte caráter religioso e místico. Por isso milhares de pessoas passam por eles todos os anos. 

A saber, o rio Ganges faz parte da Bacia do Ganges que possui cerca de 907 km² e seus afluentes são os rios:

  • Ramganga 
  • Yamuna
  • Gandak 
  • Bramaputra 
  • Ghagara
  • Kosi 
  • Son 
  • Falgu 

Além da Índia, o rio Ganges passa por 9 estados incluindo o Nepal e Bangladesh, desaguando no Golfo de Bengala no Oceano Índico. 

Possui ao menos 2.500 km de extensão e por isso é considerado um dos maiores rios do continente asiático e do planeta levando em consideração o fluxo de água. Além disso, em alguns pontos do rio sua profundidade pode chegar a 30 metros. 

Importância do Rio Ganges

Diversas civilizações se desenvolveram nas margens do rio Ganges e até os dias de hoje ele possui grande importância para os indianos no âmbito religioso e de sobrevivência. 

A saber, cerca de 20 milhões de indivíduos vivem nas margens do rio Ganges, afetando a vida de ao menos 300 milhões de pessoas. 

Ademais, em algumas épocas do ano acontece a cheia do rio, favorecendo a irrigação do solo nas margens, possibilitando o cultivo de diversos alimentos. 

Rituais religiosos

O rio Ganges é sagrado para os praticantes do hinduísmo que acreditam fielmente nas deusas Shiva e Ganga. Por isso o rio é considerado uma divindade. 

A saber, a cidade de Varanasi é considerada a mais sagrada do Hinduísmo, também é conhecida por ser a cidade da luz e da morte. Além disso, ela fica às margens do Rio Ganges e possui diversos templos. 

Outra tradição dos seguidores do hinduísmo é o banho sagrado no Ganges pelo menos uma vez na vida. Desse modo, diversas peregrinações ocorrem todos os anos. 

Todavia, estima-se que ao menos 2 milhões de hindus tomam banho no Ganges todos os dias. 

Em síntese, para a religião Hindu o banho no Ganges representa a purificação das almas. Outra tradição é a queima de corpos em piras enormes. 

Além disso, a cremação no rio Ganges representa o fim do ciclo vital e a libertação da reencarnação. Após a cremação do corpo, atira-se as cinzas no rio.   

Contudo, nem todas as pessoas precisam ser cremadas, algumas delas são atiradas diretamente no Ganges, como por exemplo:

  • Crianças
  • Mulheres grávidas
  • E pessoas consideradas puras sem pecados 

Além deles, as vacas que são consideradas sagradas pelos indianos também possuem o mesmo destino. 

Poluição

O rio Ganges é um dos rios mais poluídos do planeta, afinal diariamente ele recebe lixo doméstico, industrial, agrícola e muitos corpos. 

Por isso, diversas populações acabam afetadas por doenças devido à poluição do Ganges. Vale destacar que a Fauna e Flora da região também vive constantemente ameaçada. 

Por fim, o governo indiano arcou com a responsabilidade da limpeza do rio Ganges, contudo, até os dias de hoje nada foi feito em relação. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o rio Ganges?

Não deixe de ler também – Canal de Suez: Entenda sua importância

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.