Revolução Industrial: Crescimento e movimento populacional

Durante a primeira Revolução Industrial, a Grã-Bretanha passou por grandes mudanças, incluindo descobertas científicas, expansão do produto nacional bruto, novas tecnologias e inovação arquitetônica. Ao mesmo tempo, a população mudou – aumentou e se tornou mais urbanizada, saudável e educada. Esta nação foi transformada para sempre para melhor.

A imigração das áreas rurais da Grã-Bretanha e de países estrangeiros contribuiu para um aumento constante da população durante a Revolução Industrial.

Esse crescimento forneceu às cidades a força de trabalho de que necessitavam desesperadamente para acompanhar os novos desenvolvimentos. Além disso, permitiu que a revolução continuasse por várias décadas.

Oportunidades de trabalho, salários mais altos e melhores dietas uniram as pessoas para se fundir em novas culturas urbanas.

Revolução industrial e o crescimento populacional

Estudos históricos indicam que entre 1700 e 1750, nos anos anteriores à Revolução Industrial, a população da Inglaterra permaneceu relativamente estagnada e cresceu muito pouco.

Não existem números precisos para o período anterior ao estabelecimento de um censo nacional, mas está claro, a partir dos registros históricos existentes, que a Grã-Bretanha experimentou uma explosão demográfica na última metade do século. Algumas estimativas sugerem que entre 1750 e 1850, a população da Inglaterra mais que dobrou.

Dado que o crescimento populacional ocorreu quando a Inglaterra experimentou a primeira Revolução Industrial, as duas provavelmente estão conectadas. Embora um grande número de pessoas se mudassem de regiões rurais para grandes cidades para ficar mais perto de seus novos locais de trabalho nas fábricas, estudos descartaram a imigração como o maior fator.

Em vez disso, o aumento da população pode ser atribuído principalmente a fatores internos, como mudanças na idade do casamento, melhorias na saúde permitindo que mais crianças vivam até a idade adulta e taxas crescentes de natalidade.

Taxas de mortalidade decrescentes

Ao longo da Revolução Industrial, as taxas de mortalidade na Grã-Bretanha caíram significativamente e as pessoas começaram a viver mais.

Isso pode ser surpreendente, dado que as cidades recém-lotadas estavam repletas de doenças – as taxas de mortalidade urbana eram mais altas do que as de mortalidade nas áreas rurais – mas as melhorias gerais na saúde e melhores dietas devido à melhoria na produção de alimentos e salários dignos compensaram isso.

Um aumento no número de nascidos vivos e uma queda nas taxas de mortalidade foram atribuídos a vários fatores, como o fim da praga, mudanças climáticas e avanços na tecnologia hospitalar e médica (incluindo uma vacina contra a varíola). Mas hoje, o aumento nas taxas de casamento e natalidade é considerado o principal motivo para o crescimento sem precedentes da população.

Não deixe de ler também – 5 filmes para estudar a Revolução Francesa 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.