Revolução de Avis: Entenda o conflito que pode cair no Enem

A Revolução de Avis aconteceu entre 1383 e 1385 entre o Reino de Portugal e o Reino de Castela em um intenso conflito político e militar. 

Conflitos medievais podem aparecer em vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!

Contexto histórico da Revolução de Avis 

Antes de abordamos a Revolução de Avis, é importante dizer que, para tornar-se um estado nacional português, a expulsão dos mouros (muçulmanos) nas Guerras da Reconquista foi fundamental. Através dela obteve-se quatro reinos: Leão, Castela, Navarra e Aragão. 

O rei de Leão, Afonso VI, a saber, conta com ajuda de nobres da França no conflito com os muçulmanos, entre eles Henrique de Borgonha. Com o fim da guerra, Borgonha acaba casando com a filha de Afonso VI e ganha o território Portucalense. 

Dessa maneira, inicia-se a dinastia Afonsina que toma conta do local. Mais tarde, o conde de Portucale, Afonso Henriques, declara independência da região em relação ao reino de Leão, através de confrontos e da assinatura do Tratado de Zamora. 

Logo após, o nascimento de Portugal acontece no século XII em 1139. Posteriormente, em 1147, Afonso Henriques, enfim conquista Lisboa, expulsando os mouros do local. A dinastia Borgonha comanda Portugal por mais dois séculos até a chegada da Revolução de Avis. 

Causas da Revolução 

O começo da “Revolução de Avis” se dá com a morte do rei Dom Fernando I, em 1383, sua herdeira Beatriz, encontrava-se casada com Dom Juan I de Castela que reivindicou para si e sua família o Reino de Portugal. 

Contudo, algumas partes da sociedade do Reino de Portugal não queriam abrir mão da independência conquistada, por isso, surgem dois lados opostos:

  • Nobreza: Queria que o Reino de Portugal fosse unificado com o Reino de Castela 
  • Burguesia, pequena nobreza e a plebe: Eram contrários a união com Castela. 

Por conta disso, quem não queria a unificação dos reinos, passa a apoiar o irmão de Dom Fernando I, Dom João I, o chamado de “Mestre de Avis”. Para resolver esse impasse, houve um conflito, a “Batalha de Aljubarrota”.

O confronto contou com o apoio dos ingleses para o Mestre de Avis. Do outro lado, encontrava-se Dom Juan I, contando com apoio da França. 

Os portugueses que lutaram por Dom João I, saem vitoriosos do conflito. Por esses motivos o “Mestre de Avis” é reconhecido como o rei de Portugal, estabelecendo a dinastia Avis no trono. 

Consequências da Revolução

A Revolução de Avis definiu a vitória sobre os castelhanos e de uma vez por todas a independência portuguesa, em relação a Castela, sendo comandado pelo Mestre de Avis, Dom João I. 

Vale ressaltar que o apoio da burguesia foi preponderante para o desfecho, pois forneceu recursos monetários para dar suporte ao Exército.

Em decorrência, mais tarde, os demais portugueses começaram a apoiar a expansão comercial. A nobreza também concordou com o processo, pois acabou sendo beneficiada com a aquisição de novas terras. 

Por fim, com o Estado centralizado, agradando nobres e burgueses, o reino de Portugal começa a expansão de seu território, dessa vez pelo mar. Em navegações que chegaram a África e mais tarde para América e Ásia. 

E então, gostou de conhecer mais sobre a Revolução de Avis?

Não deixe de ler também – História Medieval: 4 tópicos para conhecer os Visigodos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.