Reino Monera: Entenda tudo sobre 

O Reino Monera é um dos reinos dos seres vivos e tem como características a presença dos organismos:

  • Procariontes 
  • Unicelulares
  • Autótrofos 
  • Heterótrofos 

Além disso, o grupo de monera possui bactérias e cianobactérias. Ademais, os primeiros fósseis encontrados no planeta foram os procariontes, ou seja, microfósseis de cianobactérias. 

Eles foram encontrados na Austrália, com ao menos 3,5 bilhões de anos e também de bactérias e na África do Sul com ao menos 3 bilhões de anos e 100 milhões de anos. 

O assunto poderá aparecer no Enem e em diversos vestibulares. Acompanhe o artigo e saiba mais sobre.

Reino Monera: Bactérias

As bactérias são microorganismos celulares e são encontradas em uma grande diversidade de ambientes, como no solo, na água, no ar, em materiais em decomposição e diversos outros lugares. 

As bactérias vivem de várias formas, algumas vivem isoladas ou constroem agrupamentos coloniais em diversos formatos. De acordo com a forma que ela se apresentam, elas recebem uma denominação, veja:

  • Bacilos: Possuem formas alongadas 
  • Cocos: Apresentam formas esféricas, no entanto, eles podem formar várias colônias: diplococos, estafilococos, estreptococos, pneumococos e tétrade. 
  • Espirilos: Possuem forma espiral 
  • Vibriões: Apresentam forma de vírgula

Muitas bactérias são benéficas ao homem e produzem vitaminas extremamente importantes para a manutenção da vida.

Além disso, as bactérias também permitem a decomposição da matéria orgânica, contribuindo para reciclagem de vários alimentos. 

Cianobactérias

As cianobactérias são organismos unicelulares que podem viver individualmente ou em grupos. Ademais, elas não conseguem ser enxergadas a olho nu e fazem parte do Reino Monera. 

Além disso, as cianobactérias realizam a fotossíntese, no entanto, a clorofila não está organizada nos cloroplastos como acontece nas plantas. 

Vale dizer que as cianobactérias possuem diversos formatos variando entre esferas, bastões ou filamentos, podendo aparecer em solo úmido e na água. 

Por fim, o acúmulo de matéria orgânica contribui para o desenvolvimento das cianobactérias, que se espalham rapidamente por meio da eutrofização. 

Eubactérias e Arqueobactérias

Ao longo dos anos a classificação dos seres vivos acabou variando, sobretudo após o aprofundamento do conhecimento sobre a estrutura dos organismos, a origem e evolução das espécies. 

A saber, dependendo do sistema de classificação adotado, o Reino Monera é considerado por alguns cientistas e por outros não. Desse modo, a partir de alguns estudos o Reino Monera pode ser substituído por dois grupos:

  • Eubactérias: Possui bactérias verdadeiras e cianobactérias 
  • Arqueobactérias: Tipos de bactérias que vivem em ambientes extremos 

E então, gostou de saber mais sobre o Reino Monera?

Não deixe de ler também – Fungos: Como estudar essa matéria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.