Redação do Enem: Passo a passo para a introdução ideal

A estrutura exigida na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a de um texto dissertativo-argumentativo e este é composto por: introdução, desenvolvimento e conclusão.

A introdução é justamente o parágrafo inicial do texto e é um parágrafo indispensável para que o desenvolvimento e a conclusão do texto sejam coerentes e relevantes para uma boa nota.

Por esse motivo, apresentamos 3 passos fundamentais para construir um parágrafo de introdução ideal. Confira!

Elementos da introdução

Para que a introdução de seu texto esteja de acordo com as exigências estabelecidas nas competências da redação do Enem que serão avaliadas pelos corretores, você deve ter cuidado para três elementos essenciais, são eles: reconhecimento do tema; estabelecimento de um ponto de vista e estabelecimento da argumentação.

Reconhecimento do tema

A introdução de um texto, como o próprio nome já indica, deve conter informações que introduzem o tema sobre o qual o estudante irá discorrer.

O primeiro passo que o estudante deve dar na escrita do primeiro parágrafo é mostrar à banca que ele compreendeu o tema proposto e os textos norteadores. Nesse sentido, você pode recorrer a um tópico frasal, fazendo uma alusão histórica, ou uma comparação, por exemplo.

O importante é já no início da introdução demonstrar a compreensão do tema.

Estabelecimento de um ponto de vista

O segundo passo para uma introdução ideal é estabelecer um ponto de vista sobre o tema sobre o qual você discorrerá.

Assim, o candidato precisa expor o que pensa sobre o assunto, mas de forma impessoal. Ou seja, não cabe o uso de primeira pessoa da redação do Enem ou de expressões como “eu acho que” ou “na minha opinião”. O ponto de vista deve ser colocado de modo impessoal, através de afirmações que deverão ser comprovadas na argumentação do desenvolvimento.

Argumentação

Nesse sentido, ainda na introdução, o terceiro passo é dar indicativo de qual será o argumento ou os argumentos que o candidato utilizará na argumentação do ponto de vista.

A argumentação deve ser feita no desenvolvimento, contudo, a introdução deve ser finalizada com a apresentação do projeto de texto, ou seja, com um encaminhamento argumentativo, no sentido mesmo de introduzir o desenvolvimento do texto.

Ao seguir esses três passos e inserir esses três elementos na sua introdução, você conseguirá estabelecer uma excelente estruturação das ideias na sua redação do Enem, garantindo suas chances de obter um ótimo resultado.

Gostou das nossas dicas? Então aproveite para deixar seu comentário!

Clique aqui para acompanhar mais notícias da área da Educação.
Veja também: Entenda a diferença entre cursos EAD e presenciais.

https://noticiasconcursos.com.br/enem-e-vestibular/redacao-do-enem-como-escrever-um-desenvolvimento-excelente/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.