Redação do Enem: Como elaborar uma boa conclusão

A redação dissertativa é o modelo mais cobrado nos principais vestibulares do Brasil, inclusive no Enem, no qual a prova de redação é famosa. Porém, produzir uma redação nem sempre é uma tarefa fácil. É comum os estudantes reclamarem da dificuldade de elaborar uma conclusão coerente e que esteja de acordo com o que é argumentado na introdução e no desenvolvimento. 

Por isso, apresentamos abaixo algumas dicas de como elaborar uma boa conclusão para sua redação. Confira!

Como elaborar uma conclusão?

Primeiramente, é preciso lembrar da função que a conclusão desempenha no texto, que é a retomada das ideia principais. Alguns elementos indispensáveis são o uso de conectivos e a criação de uma proposta de solução. Você deve lembrar ao leitor os argumentos que tratou no decorrer da redação, mas isso tem que ser feito de maneira resumida, sem delongas. 

Sempre inicie um parágrafo final com conectivo de conclusão. Existe uma variedade deles: por isso, porém, assim, logo, enfim, portanto, por fim, em suma, em síntese, dessa forma, desse modo, diante disso etc. Esses termos costumam ajudar a manter a coerência e coesão do texto. Em seguida, retome os objetivos da sua redação. Esse parágrafo deve ter ligação com o desenvolvimento. Porém, evite apresentar novas ideias ou inserir novos argumentos. A conclusão não é o espaço para defender pontos de vista e sim de concluir o pensamento.

Por fim, apresente uma proposta de intervenção. Geralmente os enunciados solicitam que o estudante elabore uma proposta de solução eficiente e acessível, e que respeite os direitos humanos. Isso não quer dizer que o candidato tem que encontrar uma solução definitiva para o tema problematizado. Mas precisa detalhar uma intervenção bem estruturada que informe a ação, o agente, o efeito, o modo e as consequências. Nesse sentido, uma boa estratégia é fazer um prognóstico. Com base nas questões abordadas na redação você pode criar uma previsão atrelada ao argumentos que defendeu.

E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre educação.
Leia também O que diz o Guia do MEC sobre a redação do Enem. 
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.