Redação do Enem: 5 dicas do que não fazer na sua redação

A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das etapas mais temidas pelos participantes da prova. Isso se dá porque essa prova pode ser pontuada de 0 a 1000, e sua nota tem peso relevante no desempenho final.

Contudo, a redação do Enem não precisa ser vista como um problema se o estudante se preparar bem e evitar alguns erros, desde os mais graves aos mais bobos. O momento de realização da prova não é o mais bacana para cometer erros, certo? Por esse motivo, separamos cinco coisas que você definitivamente não deve fazer na redação, para, desse modo, garantir uma ótima nota. Veja abaixo!

1. Não criar um rascunho

O primeiro e talvez um dos mais graves dos erros é esquecer de fazer um rascunho do texto ou simplesmente escolher não rascunhar a redação. O rascunho é indispensável para estruturar suas ideias e dar o acabamento correto ao texto, como definir argumentos, ver em quantas linhas você consegue desenvolver cada um deles, estabelecer o problema, a solução etc. Desse modo, é crucial que você dedique um tempo da prova para fazer ao menos um esboço do seu texto e só posteriormente escrevê-lo na folha definitiva.

2. Utilizar expressões prontas

Muitas pessoas apresentam “fórmulas prontas” que seriam perfeitas para escrever qualquer introdução, resumo ou conclusão. No entanto, essas expressões são genéricas e tornam o seu texto desinteressante. Além disso, é exatamente por serem genéricas que elas não dizem nada sobre o tema, o que prejudica o texto porque você perde um espaço de argumentação.

3. Copiar trechos do texto de apoio

Copiar longos trechos do texto de apoio é também um erro grave pois o objetivo desses textos é o de apresentar melhor o tema. Desse modo, quando um participante copia um trecho, este é totalmente desconsiderado pelo corretor. Mesmo que a cópia seja referenciada como uma citação. Assim, recomendamos uma paráfrase, mas jamais uma cópia.

4. Desrespeitar os Direitos Humanos

Em edições anteriores o desrespeito aos Direitos Humanos zerava de cara a nota da redação. Contudo, houve algumas mudanças e não funciona mais assim. No entanto, esse erro ainda pode fazer o participante perder de cara 200 pontos e zerar toda uma competência.

5. Fugir da estrutura exigida

Por fim, nossa última dica do que não fazer na redação é fugir da estrutura exigida. Nas orientações da redação há a definição clara do tipo de texto. Desse modo, o participante deve respeitar rigorosamente a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Então, não invente de escrever um poema, ou uma história narrativa, como um conto, por exemplo.

Evitando esses erros você já garantirá uma nota bem razoável na prova!

E aí? Curtiu nossas dicas? Então deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.