Vestibular 2024: UERJ divulga gabarito e provas do Exame Discursivo

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) é uma instituição pública de ensino superior pública com sede principal na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

Na última segunda-feira, dia 04 de dezembro, a UERJ divulgou o gabarito e as provas do Exame Discursivo, uma das etapas do Vestibular 2024.

Assim, para que você consiga acessar os documentos publicados e entender quais serão as suas próximas etapas no processo seletivo, separamos um resumo completo sobre o Exame Discursivo do Vestibular 2024 da UERJ. Confira!

Exame Discursivo UERJ: provas e gabarito são divulgados

Conforme previsto pelo calendário oficial do processo seletivo, a UERJ divulgou o gabarito e os cadernos de prova do Exame Discursivo, uma das etapas do Vestibular 2024, na última segunda-feira, dia 04 de dezembro.

Os cadernos de prova e o gabarito estão disponíveis em formato PDF no site oficial do Vestibular da UERJ. Os estudantes não precisam realizar login ou cadastro na plataforma para visualizar os documentos publicados.

Segundo as informações divulgadas pela UERJ, os gabaritos publicados nesta segunda-feira (04) correspondem às respostas esperadas das provas discursivas. Dessa forma, elas indicam os tópicos que os candidatos deveriam ter abordado nas respostas para as questões.

Ainda está com alguma dúvida sobre o Exame Discursivo? Então acesse o edital desta etapa do Vestibular da UERJ e consulte mais informações.

Exame Discursivo UERJ: funcionamento desta etapa

Segundo os dados divulgados, participaram do Exame Discursivo os participantes que alcançaram pontuação mínima de 40% na 2º etapa do Exame de Qualificação.

Todos os candidatos puderam se inscrever até o dia 04 de outubro através do preenchimento do formulário eletrônico disponibilizado no site do Vestibular da UERJ. Para participar do Exame Discursivo da UERJ, os estudantes deveriam pagar uma taxa de inscrição de R$ 120,00.

Porém, os estudantes contemplados com a isenção da taxa de inscrição nas etapas anteriores do Vestibular da UERJ 2024 não precisaram realizar o pagamento da taxa para participar do Exame Discursivo.

Conforme indicado no edital do processo seletivo, o Exame Discursivo da UERJ previa a aplicação de uma prova presencial para todos os candidatos inscritos nessa etapa. O exame foi aplicado no dia 03 de dezembro e as provas foram formadas por uma proposta de redação e por questões discursivas sobre tópicos diversos de disciplinas estudadas ao longo do ensino médio.

Além disso, para essa etapa do Vestibular da UERJ, os candidatos deveriam ter realizado a leitura integral dos livros que foram selecionados para fazer parte da lista de leituras obrigatórias do vestibular da UERJ. Para a prova de Língua Portuguesa e Literaturas do exame discursivo recomendava-se a leitura de “Coração, cabeça e estômago”, de Camilo Castelo Branco e para a prova de redação, por sua vez, a leitura de “O menino do pijama listrado”, do autor John Boyne.

Os participantes puderam consultar os locais de prova a partir do dia 16 de outubro. A informação estava presente disponível no cartão de confirmação de inscrição de todos os participantes do Exame Discursivo.

As provas do Exame Discursivo foram aplicadas em diferentes cidades do estado do Rio de Janeiro.

Exame Discursivo UERJ: próximos passos

Os candidatos que participaram do Exame Discursivo deverão aguardar o resultado desta etapa do processo seletivo. Segundo indicado no calendário do Vestibular 2024, a lista com o nomes dos candidatos aprovados no Exame Discursivo da UERJ será divulgada no dia 12 de janeiro de 2024. O documento poderá ser acessado no site dos vestibulares da UERJ.

UERJ
O resultado do Exame Discursivo da UERJ será divulgado em janeiro. Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil

Exame Discursivo UERJ: oferta de vagas

Nesta edição do Vestibular, a UERJ está oferecendo 6.436 vagas para diversos cursos de graduação ministrados em unidades diferentes da instituição.

Um dos maiores destaques é o curso de Medicina, com 40 vagas para a unidade de Cabo Frio e 104 para o Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.