Presidente do Inep afirma que Enem 2021 acontecerá em novembro ou dezembro

Em entrevista coletiva na noite deste domingo, dia 7 de fevereiro, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), afirmou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 deve ocorrer em novembro ou dezembro. De acordo com Alexandre Lopes, o planejamento do Inep é aplicar as provas ainda este ano.

Devido à pandemia da covid-19, o Enem 2020, previsto para novembro do ano passado, acabou sendo adiado e sua aplicação remarcada para o início deste ano. Assim, a versão impressa ocorreu nos dias 17 e 24 de janeiro, enquanto o Enem Digital ocorreu em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Mesmo com a alta no número de casos da covid-19 no último mês em todo o país e com a pressão por um novo adiamento, o exame foi mantido.

Para Lopes, o cronograma da edição de 2021 não deve ser alterado. Assim, a prova deve acontecer em novembro de 2021, o mês no qual o exame acontece normalmente. Porém, o representante do Inep cogita ainda que possa acontecer em dezembro.

Enem Digital terá maior oferta em 2021

Além disso, Lopes afirmou que o planejamento do Enem 2021 prevê a expansão da versão digital. Neste ano, o Inep aplicou a versão piloto do Enem Digital para um número reduzido de alunos, com cerca de 93 mil inscritos. “Já em 2021 vamos ampliar a oferta, para mais pessoas fazerem o Enem digital”, afirmou. O objetivo do Ministério da Educação (MEC) é tornar o Enem completamente digital até o ano de 2026.

De acordo com o instituto, dos 93.079 inscritos, apenas 26.709 estudantes fizeram as provas neste segundo dia de aplicação. Desse modo, o Enem Digital registrou o recorde de abstenção de 73,1%.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia sobre MEC abre 93 mil vagas para o Fies em 2021. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.