Plano Cartesiano: Entenda de vez essa matéria

O plano cartesiano às vezes é referido como plano xy ou plano de coordenadas e é usado para plotar pares de dados em um gráfico de duas linhas. O plano cartesiano tem o nome do matemático René Descartes, que originalmente propôs o conceito. Os planos cartesianos formam-se por duas linhas perpendiculares numéricas se cruzam.

Os pontos no plano cartesiano são chamados de “pares ordenados”, que se tornam extremamente importantes ao ilustrar a solução de equações com mais de um ponto de dados. Simplificando, porém, o plano cartesiano é na verdade apenas duas retas numéricas, onde uma é vertical e a outra horizontal e ambas formam ângulos retos entre si.

A linha horizontal aqui é referida ao eixo x e os valores que vêm primeiro em pares ordenados são plotados ao longo desta linha, enquanto a linha vertical é conhecida como eixo y, onde o segundo número de pares ordenados é plotado. Uma maneira fácil de lembrar a ordem das operações é lermos da esquerda para a direita, de modo que a primeira linha é a linha horizontal ou o eixo x, que também vem primeiro em ordem alfabética.

Quadrantes e usos de planos cartesianos

Como os planos cartesianos são formados por duas linhas em escala que se cruzam em ângulos retos, a imagem resultante produz uma grade dividida em quatro seções conhecidas como quadrantes.

Esses quatro quadrantes representam um conjunto completo de números positivos em ambos os eixos xey, em que as direções positivas são para cima e para a direita, enquanto as direções negativas são para baixo e para a esquerda.

Os planos cartesianos são, portanto, usados para representar graficamente as soluções para fórmulas com duas variáveis presentes, normalmente representadas por xey, embora outros símbolos possam ser substituídos pelos eixos xey, desde que sejam devidamente rotulados e sigam as mesmas regras como xey na função.

Essas ferramentas visuais fornecem aos alunos uma localização exata usando esses dois pontos que explicam a solução da equação.

Plano cartesiano e pares ordenados

A coordenada x é sempre o primeiro número do par e a coordenada y é sempre o segundo número do par. O ponto ilustrado no plano cartesiano à esquerda mostra o seguinte par ordenado: (4, -2) em que o ponto é representado por um ponto preto.

Portanto (x, y) = (4, -2). Para identificar os pares ordenados ou localizar pontos, você começa na origem e conta as unidades ao longo de cada eixo. Este ponto mostra um aluno que deu quatro cliques para a direita e dois cliques para baixo.

Os alunos também podem resolver para uma variável ausente se x ou y for desconhecido, simplificando a equação até que ambas as variáveis tenham uma solução e possam ser plotadas em um plano cartesiano. Este processo forma a base para os primeiros cálculos algébricos e mapeamento de dados.

Leia também – Entenda por que a matemática é uma linguagem

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.