Atualidades: O que é planejamento urbano e a sua importância

O planejamento urbano afeta diretamente a qualidade de vida dos cidadãos nas cidades. Trata-se de um projeto que determina o crescimento e funcionamento do município. Engloba todas as medidas que já foram tomadas, tal qual as questões que estão em desenvolvimento. 

Todavia, ele cria programas e serviços buscando melhorar a qualidade de vida dos habitantes através de ações políticas, sociais, ambientais e outras. 

Dito isso o assunto poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem, por isso vale a pena ficar ligado, veja!

Conceito

O planejamento urbano é importantíssimo para que as cidades funcionem de maneira adequada para a população.

Devido à concentração popular nos grandes centros, o planejamento urbano é uma ação que busca evitar problemas mais sérios que podem afetar o cotidiano do povo. 

Um exemplo simples é o uso dele na divisão de ruas e bairros, orientando corretamente os moradores e turistas sobre a localização exata que eles trafegam. 

Planejamento urbano no Brasil e no mundo

Um exemplo clássico e intenso de planejamento urbano é a cidade de Brasília capital do nosso país construída durante o governo de Juscelino Kubitschek, sendo fundada em abril de 1960. 

Outras cidades que merecem o devido destaque são a cidade de Santos em São Paulo, Curitiba no Paraná, Maringá (PR), Jundiaí (SP). 

Ademais, alguns bairros levam destaque também como Perdizes em São Paulo, a região de Porto Maravilha no Rio de Janeiro, entre outros. 

Por outro lado, no mundo cidades que possuem planejamento urbano de qualidade merecem destaque, algumas delas são referências globais como é o caso:

  • Singapura – cidade-Estado
  • Copenhague – Dinamarca 
  • Nova Iorque – Estados Unidos 
  • Medellín – Colômbia

Algumas dessas foram criadas praticamente no meio do nada, entretanto, outras são cidades clássicas e com muitos anos de história. 

Dessa maneira, o planejamento urbano é primordial para acompanhar o crescimento populacional, sem afetar a qualidade de vida das pessoas. 

O planejamento urbano faz parte das ações e cuidados do governo, contudo ele pode firmar acordos com a iniciativa privada para o desenvolvimento de projetos. 

E então, gostou de conhecer mais sobre planejamento urbano?

Leia também – História: Definição de cidade-estado e exemplos modernos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.