Pitágoras: Vida e legado do matemático e filósofo grego

Pitágoras, um matemático e filósofo grego, é mais conhecido por seu trabalho desenvolvendo e provando o teorema da geometria que leva seu nome. A maioria dos estudantes lembra disso da seguinte maneira: o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos outros dois lados. Ou seja: a 2 + b 2 = c 2.

Vida pregressa

Pitágoras nasceu na ilha de Samos, na costa da Ásia Menor (que agora é principalmente a Turquia), por volta de 569 aC. Não se sabe muito sobre sua juventude.

Há evidências de que ele foi bem educado e aprendeu a ler e tocar lira. Quando jovem, ele pode ter visitado Mileto no final da adolescência para estudar com o filósofo Tales, que era um homem muito velho, aluno de Tales, Anaximandro estava dando palestras sobre Mileto e, muito possivelmente, Pitágoras assistiu a essas palestras. Anaximandro se interessou por geometria e cosmologia, o que influenciou o jovem Pitágoras.

Estudo

Pitágoras rumou para Creta estudar seu sistema jurídico por um curto período. Em Samos, ele fundou uma escola chamada Semicírculo. Por volta de 518 a.C, ele fundou outra escola em Crotona (agora conhecida como Crotone, no sul da Itália).

Com Pitágoras à frente, Croton manteve um círculo interno de seguidores conhecido como mathematikoi (sacerdotes da matemática). Esses mathematikoi viviam permanentemente dentro da sociedade, não tinham permissão para posses pessoais e eram vegetarianos estritos.

Eles receberam treinamento apenas de Pitágoras, seguindo regras muito rígidas. A próxima camada da sociedade era chamada de acossmáticos . Eles moravam em suas próprias casas e só iam à sociedade durante o dia. A sociedade continha homens e mulheres.

Os pitagóricos eram um grupo altamente secreto, mantendo seu trabalho fora do discurso público. Seus interesses não estavam apenas em matemática e “filosofia natural”, mas também em metafísica e religião.

Ele e seu círculo íntimo acreditavam que as almas migraram após a morte para os corpos de outros seres. Eles pensaram que os animais poderiam conter almas humanas. Como resultado, eles viram comer animais como canibalismo.

Contribuições

A maioria dos estudiosos sabe que Pitágoras e seus seguidores não estudaram matemática pelas mesmas razões que as pessoas fazem hoje. Para eles, os números tinham um significado espiritual. Pitágoras ensinou que todas as coisas são números e viu relações matemáticas na natureza, na arte e na música.

Existem vários teoremas atribuídos a Pitágoras, ou pelo menos à sua sociedade, mas o mais famoso, o teorema de Pitágoras , pode não ser inteiramente sua invenção.

Aparentemente, os babilônios haviam percebido as relações entre os lados de um triângulo retângulo mais de mil anos antes de Pitágoras aprender sobre isso. No entanto, ele passou muito tempo trabalhando em uma prova do teorema.

Além de suas contribuições para a matemática, o trabalho de Pitágoras foi essencial para a astronomia. Ele sentiu que a esfera tinha a forma perfeita. Ele também percebeu que a órbita da Lua estava inclinada para o equador da Terra e deduziu que a estrela da tarde (Vênus) era a mesma que a estrela da manhã.

Seu trabalho influenciou astrônomos posteriores, como Ptolomeu e Johannes Kepler (que formularam as leis do movimento planetário).

E então, gostou de conhecer mais sobre a vida de Pitágoras?

Também temos outro post que fala sobre uma de suas descobertas: Matemática: História e definição do Teorema de Pitágoras

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.