História Geral: Conheça o Período Joanino 

O Período Joanino ocorreu no Brasil entre os anos de 1808 e 1821. Tem esse nome em referência a Dom João VI que acabou transferindo seu governo para terras brasileiras. 

A saber, essa foi a primeira vez que um governo do continente europeu, transferiu seu reino para o território do continente americano. 

O tema poderá ser cobrado em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!

Período Joanino resumo

A família real portuguesa chegou ao Brasil em 1808 com auxílio da Inglaterra. Estima-se que 15 mil pessoas também desembarcaram em solo brasileiro nesse período. 

Além disso, eles resolveram se instalar no Rio de Janeiro, sua estadia do Brasil durou 12 anos. 

Os portugueses vieram para o Brasil, temendo uma invasão das tropas de Napoleão Bonaparte. Desse modo, a realeza portuguesa deixa Portugal para continuar independente. 

Ademais, Napoleão decretou o Bloqueio Continental dois anos antes em 1806, ordenando o fechando dos portos aos navios ingleses. 

Dessa maneira, Portugal que possuía uma estreita relação comercial com a Inglaterra, não aceita o bloqueio. Por conta disso, Napoleão invade as terras portuguesas. 

Por isso, em 1807, D.João e o rei Jorge III, assinam um acordo de transferência da sede da monarquia portuguesa para o Brasil, marcando o início do Período Joanino. 

Todavia, os portugueses firmaram um acordo verbal comercial com a Inglaterra que seria finalizado quando chegassem em terras brasileiras.

Fim do Pacto Colonial

Foi a partir desse momento, que em 1808 o Pacto Colonial deixou de existir. Pois nesse D.João instituiu a “Carta Régia” permitindo a abertura dos portos a países amigos. 

A economia do Brasil começou a crescer nesse período, contudo, não houve o desenvolvimento de manufaturas em solo brasileiro. O país tinham que importar produtos ingleses. 

Além da economia, o Rio de Janeiro onde estava instalada a realeza, passou por diversas transformações. 

Além do mais, muitas obras públicas foram realizadas no período como:

  • Casa da Moeda
  • Banco do Brasil
  • Jardim Botânico
  • Entre outros 

Influência na Independência brasileira

Muitas pessoas desconhecem, mas o Período Joanino influenciou diretamente o processo de independência do Brasil. 

A saber, em 1815 a administração do governo português eliminou a condição de colônia ao Brasil. Desse modo, o país tornou-se “Reino Unido de Portugal e Algarves”. 

Enfurecidos os portugueses de Portugal exigiram o retorno do rei Dom João IV, que cede e retorna ao país para a Revolução Liberal do Porto em 1821, colocando fim ao período joanino. 

No Brasil, seu herdeiro Dom Pedro I fica no seu lugar. Ele comandou o Brasil entre 1822 e 1831, criando em 1824, a primeira Constituição brasileira. 

No entanto, Portugal exige sua volta ao país, contudo, ele se recusa a voltar. Dessa maneira, em 07 de setembro de 1822, ele declara a Independência do Brasil. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o Período Joanino?
Não deixe de ler também – Independência do Brasil: Entenda o feriado do dia 7 de setembro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.