Operação Barbarossa: Entenda sua importância na Segunda Guerra

Conhecer alguns fatos sobre a Segunda Guerra Mundial faz parte do processo de preparação para os vestibulares, assim como para o Enem. Por isso, entender o que foi a Operação Barbarossa comandada e realizada pelos nazistas contra os soviéticos em 1941.

Desse modo, entenda o que foi essa operação e como ela afetou os rumos da Segunda Guerra Mundial. 

Resumo da Operação Barbarossa

No final de 1939, antes de invadir a Polônia e iniciar a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha liderada por Adolf Hitler, firmou um acordo com a URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, liderada por Joseph Stalin. 

O Pacto Germano-Soviético ou Pacto Ribbentrop-Molotov consistia em um acordo de não agressão entre as duas potências. 

Através dele ficou firmado que caso a Alemanha Nazista se envolvesse em conflitos com outras nações do ocidente europeu, a União Soviética não interviria. 

Como é de conhecimento, o pacto era apenas uma medida para que ambos ganhassem tempo. Visto que nazistas e soviéticos teriam que se enfrentam em alguma fase do conflito, como aconteceu em 1941 por conta da Operação Barbarossa. 

Operação Barbarossa – Projeto nazista

A Operação Barbarossa espantou muitas nações, visto que ela rompia o pacto de não agressão e obrigava a Alemanha a lutar em duas frentes ao mesmo tempo, tanto ocidental como oriental. 

O Terceiro Reich incluiu o território soviético em seu programa de “Espaço Vital”. Um dos projetos do líder nazista era a submissão e escravidão do povo soviético. 

Ademais, o nazismo demonstrava repúdio aos princípios do comunismo bolchevique, apesar de ideologicamente terem diversas semelhanças. 

Operação Barbarossa – Conflito

Adolf Hitler, designou ao general Halder, chefe da OKH na época que era o alto comando militar alemão que organiza-se a operação contra os soviéticos. 

A saber, o nome da operação se origina de um dos ícones do povo germânico na Idade Média, o imperador do Sacro Império Romano-Germânico, no século XII, Frederico I. 

O imperador recebeu o apelido “barba roxa” ou “barba ruiva” daí o surgimento do termo “barbarossa”. Hitler, considerava-se um representante do imperador, tanto que intitulou seu comando sob a nação alemã como III Reich ou III império. 

Os ataques nazistas foram determinados para ocorrer em três pontos distintos, veja!

  1. Os comandados do marechal Ritter von Leeb, isto é, os exércitos do norte, deveriam marchar com direção a Leningrado, render as defesas e sitiar a cidade. 
  2. Já o exército do centro europeu, comandado pelo marechal Fedor Von Bock, tinha como missão, invadir o centro do império soviético, a cidade de Moscou. 
  3. Já o marechal Gerd Von Rundstedt e suas tropas tinham que dominar toda a Ucrânia e controlar Kiev. 

Os conflitos duraram entre julho e dezembro de 1941 e estiveram entre as mais duras e violentas batalhas da Segunda Guerra, por conta da morte de milhares de civis. 

Vale dizer, que um dos maiores contratempos da operação foi o inverno russo que acabou congelando milhares de soldados alemães, que ficaram pelo meio do caminho, sem nem sequer entrar em confronto com os soviéticos.

Não deixe de ler também – Segunda Guerra Mundial: 10 fatos que podem ser cobrados no ENEM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.