Olmecas: Conheça a história desse povo

Você sabem quem são os Olmecas? Bom, eles foram um povo pré-colombiano, localizados no Golfo do México. Ficaram nessa região entre 1800 a.C. e 1.400 a.C. Chegaram ao seu auge como civilização nos séculos XV a.C a V a.C. 

Segundo especialistas e estudiosos, o povo olmeca deu origem a outras culturas sobretudo na região que hoje compreende o México e boa parte da América Central.

Entre algumas culturas podemos destacar os mexicas e os maias. Por isso, eles são considerados a “Civilização-Mãe” da Mesoamérica. 

Civilizações antigas podem aparecer em questões de vestibulares e do Enem. Então o que acha de entender mais sobre o assunto? Acompanhe o artigo!

Principais características dos Olmecas

Podemos destacar como principais características dos Olmecas:

Economia

Economia baseada na agricultura. O principal produto cultivado e consumido pelos olmecas era o milho. No entanto, também cultivavam outros alimentos. 

Vale destacar que os olmecas também criavam animais e realizavam comércio com outras culturas da região. 

Arquitetura

Possuíam um ótimo sistema de irrigação agrícola, com diversas redes de canais. Desse modo, armazenavam água para períodos de seca, construíram reservatórios de água. 

Arte Olmeca

Os olmecas criavam objetos de pedra vulcânica. Dentre as principais obras, pode-se destacar as cabeças colossais. Trata-se de cabeças enormes, representando personagens presentes na cultura desse povo. 

Sociedade Olmeca

A maioria da população era formada por camponeses, contudo, também havia artesãos e comerciantes. 

Entretanto, a sociedade era dominada por sacerdotes e governantes. Vale dizer, que muitos governantes também eram sacerdotes. 

Religião e mitologia

Os olmecas acreditam na existência de vários deuses, ou seja, eram politeístas. Tinham como divindades os animais e a força da natureza. 

Ademais, o povo possuía uma rica mitologia. Tinham como um dos personagens principais uma Serpente Emplumada. Segundo os mitos a serpente foi responsável por criar os seres humanos, o milho e o calendário. 

Além disso, a serpente representava a morte e a ressurreição. Outro personagem presente nessa civilização era o “Homem-colheita” eles acreditavam que ele deu a vida e a inteligência para os seres humanos produzirem seus alimentos. 

Os Olmecas também cultuavam o deus Jaguar e acreditavam que ele criou a agricultura, domesticação de animais e a caça. Outro deus cultuado por eles, era o deus da chuva, personificado na figura de um jovem homem. 

Por fim, também havia o “dragão olmeca”, representado por figuras como pássaros, onças e cobras. 

Escrita

Embora existam poucas inscrições olmecas, eles desenvolveram um sistema de escrita, muitos deles estão em processo de codificação. 

A saber, além da epigrafia que eram inscrições em monumentos antigos, também existia o calendário olmeca. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o assunto?

Não deixe de ler também – História: 4 tópicos para estudar sobre a civilização Maia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.