Oligopólio: O que estudar para Enem e concursos públicos

O Oligopólio acontece quando um pequeno grupo de empresas controla a maior parte de um mercado de um produto ou serviço. 

A saber, o oligopólio vem do termo grego onde “oligo” refere-se a “poucos” e “polens” refere-se a comércio. Utiliza-se o termo quando um grupo de empresas controla algum ramo de bens e serviços. 

Oligopólio poderá aparecer em provas de vestibulares e concursos públicos, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!

Oligopólio e os consumidores

A relação entre o oligopólio e os consumidores pode se estremecer. Afinal, as práticas utilizadas no controle do mercado podem dificultar a entrada de outras empresas no setor que vem sendo dominado. 

Desse modo, a concorrência tende a diminuir, deixando na mão dos oligopolistas todo o mercado e consequentemente o ajuste de preços passam totalmente por suas mãos. 

Sendo assim, podem colocar o preço dos bens e serviços lá no alto, estabelecendo o preço que quiserem. 

Combate 

Alguns países que possuem uma economia pautada na livre concorrência empresarial, tendem a tomar medidas que dificultam a formação de oligopólios na economia. 

Tendo em vista que o controle de mercado nas mãos de poucas empresas é praticamente impossível, devido às práticas de livre mercado. 

Características

Podemos dizer que o oligopólio promove a concorrência imperfeita, corroborando para uma espécie de falha no mercado. 

Ademais, pode-se afirmar que oferta e demanda não estão em equilíbrio, promovendo o domínio e total influência das empresas nos preços. 

Vale destacar as principais características de um mercado que opera como oligopólio:

  • Poucas empresas de grande porte no mercado, na maioria dos casos duas ou três ofertam o mesmo produto ou serviço 
  • Os preços são controlados e tem-se uma pequena variação
  • As empresas são interdependentes, ou seja, a ação que uma das empresas do grupo tomar, afetará as demais
  • Criam-se barreiras para prejudicar a entrada de novas empresas

Além disso, pode-se estabelecer dois tipos de oligopólio, são eles o oligopólio concentrado e competitivo.

No modo de oligopólio concentrado, o ramo empresarial tem a presença de poucas empresas atuando, culminando no controle do grupo sob o mercado.

Em contrapartida, no oligopólio competitivo, tem-se diversas empresas disputando o mercado, no entanto, um pequeno grupo tem o controle de boa parte do mercado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.