O que não fazer em uma redação

Ano após ano os estudantes afirmam que a prova de redação é a maior preocupação deles na hora de concorrer a uma vaga numa instituição de ensino por meio do vestibular. As exigências quanto à escrita variam de banca para banca e pode variar também de acordo a especificidade das vagas. Apesar de parecer muito difícil para alguns, há algumas dicas que podem ajudar a evitar erros primários e garantir um bom desempenho. 

Por isso, apresentamos abaixo uma lista do que não fazer em uma redação para obter o resultado desejado.

1. Não se dirija ao leitor

Primeiramente, lembre-se que  a dissertação não é uma conversa, e qualquer tipo de mensagem destinada à banca corretora é um fator de desclassificação. Portanto, se apegue às regras de escrita formal e lembre das características do texto dissertativo-argumentativo, evitando dirigir-se ao leitor de forma direta.

2. Evite usar expressões e ditados populares

Usar conceitos do lato sensu empobrece o texto e demonstra falta de criatividade e originalidade da parte de quem escreve. Frases prontas e de efeito colocam o candidato num lugar comum e pouco ajuda no desenvolvimento das ideias no texto. Porém, se a frase for bem contextualizada, pode ser um elemento interessante na redação.

3. Tenha cuidado com a caligrafia

Letras pouco legíveis são um obstáculo que pode prejudicar muito o candidato. Outro erro é fazer letras grandes demais para ocupar linhas, porque você perde espaço para desenvolver suas ideias, empobrecendo o texto. Portanto, se mantenha no limite de linhas e produza dentro das regras estabelecidas pela banca.

4. Não use gírias nem expressões da internet

Expressões coloquiais como “tá ligado”, “ tipo”, por exemplo, ou quaisquer outras gírias não devem ser usadas num texto dissertativo. Isso também se aplica ao vocabulário de termos e abreviaturas usados na internet, como “vc”, “tbm”, etc. Mesmo que queria usar uma linguagem simples, lembre de seguir os princípios da norma culta, pois é como base neles que seu texto será corrigido. 

5. Não dê voltas, seja direto

Escrever de maneira redundante, dando voltas, para preencher mais linhas é um erro comum e que deve ser evitado. Então, seja direto ao expressar suas ideias. Além disso, não faça piadinhas ou deboches, pois seu texto deve ter argumentos consistentes e um senso crítico equilibrado.

Gostou das dicas? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver cursos on-line gratuitos.
Leia ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas! 
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.