O que é colonialismo? Conheça as características

O colonialismo é a prática de um país assumir o controle político total ou parcial de outro. Assim como por ocupá-lo com colonos com o objetivo de lucrar com seus recursos e economia. Como ambas as práticas envolvem o controle político e econômico de um país dominante sobre um território vulnerável, pode ser difícil distinguir o colonialismo do imperialismo.

Desde os tempos antigos até o início do século 20, os países poderosos lutaram abertamente para expandir sua influência por meio do colonialismo.

Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914, as potências europeias colonizaram países em praticamente todos os continentes. Embora o colonialismo não seja mais praticado de forma tão agressiva, há evidências de que continua a ser uma força no mundo de hoje.

Principais características do colonialismo

  • O colonialismo é o processo em que um país assume o controle político total ou parcial de um país, território ou povo dependente.
  • O colonialismo ocorre quando pessoas de um país se estabelecem em outro com o propósito de explorar seu povo e seus recursos naturais.
  • As potências coloniais geralmente tentam impor suas próprias línguas e culturas aos povos indígenas dos países que colonizam.
  • O colonialismo é semelhante ao imperialismo, o processo de usar força e influência para controlar outro país ou povo.
    Em 1914, a maioria dos países do mundo havia sido colonizada por europeus.

Definição de colonialismo

Em essência, o colonialismo consiste em um ato de dominação política e econômica envolvendo o controle de um país e seu povo por colonos de uma potência estrangeira.

Na maioria dos casos, o objetivo dos países colonizadores é lucrar explorando os recursos humanos e econômicos dos países que colonizaram. No processo, os colonizadores – às vezes à força – tentam impor sua religião, idioma, práticas culturais e políticas à população indígena.

Embora tipicamente vista de forma negativa devido à sua história muitas vezes desastrosa e semelhança com o imperialismo, alguns países se beneficiaram por terem sido colonizados.

Por exemplo, os líderes da moderna Cingapura – uma colônia britânica de 1826 a 1965 – atribuem aos “aspectos valiosos da herança colonial” o impressionante desenvolvimento econômico da cidade-estado independente . Em muitos casos, o fato de ser colonizado deu aos países subdesenvolvidos ou emergentes acesso imediato ao opressor mercado de comércio europeu.

À medida que a necessidade de recursos naturais das principais nações europeias crescia cada vez mais durante a revolução industrial , seus países colonizados puderam vender-lhes esses materiais com lucros substanciais.

Vantagens e desvantagens

Especialmente para muitos dos países europeus, africanos e asiáticos afetados pelo colonialismo britânico, as vantagens eram numerosas.

Além dos lucrativos contratos comerciais, as instituições inglesas, os direitos de propriedade privada e as práticas bancárias e de empréstimos formais proporcionaram às colônias uma base positiva para o crescimento econômico que as impulsionaria a uma independência futura.

Em muitos casos, porém, os efeitos negativos do colonialismo superaram em muito os positivos.

Os governos dos países ocupantes muitas vezes impuseram novas leis e impostos severos aos povos indígenas. O confisco e a destruição de terras e culturas nativas eram comuns. Devido aos efeitos combinados do colonialismo e do imperialismo, muitos indígenas foram escravizados, assassinados ou morreram de doenças e fome. Inúmeros outros foram expulsos de suas casas e espalhados por todo o mundo.

Leia também – Neocolonialismo: Tópicos importantes para estudar 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.