Neocolonialismo: Tópicos importantes para estudar 

O neocolonialismo é um processo de controle político e econômico criado pelas nações capitalistas desenvolvidas sobre países presentes nos continentes africano, asiático e Oceania nos séculos XIX e XX. 

O neocolonialismo tornou-se um tema cotado para o Enem “Exame Nacional do Ensino Médio” e vestibulares. Por isso vale a pena ficar por dentro desse assunto, veja!

História do Neocolonialismo

No período em que o capitalismo industrial acabou substituído pelo capitalismo financeiro, os Estados Unidos e potências europeias tiveram um crescimento industrial, elevando suas produções  níveis extraordinários. 

Por conta disso, a industrialização e a capitalização, fatores primordiais para que essas potências buscassem alargar os mercados através da busca por matéria prima com preços baixos. 

Eles buscavam o domínio de grandes mercados para o consumo de seus produtos, assim como fornecedores de matéria prima. 

Ademais, a colonização aquecia a economia através do carvão, ferro, petróleo e produtos alimentares que na época estavam em falta no continente europeu. 

Além disso, a Europa era considerada como o polo tecnológico do planeta. Já em contrapartida a África e Ásia eram taxadas como sociedades incivilizadas. 

Influência sobre o mundo

Dentre as nações que buscaram conquistas neocolonialistas os ingleses foram os que mais se destacaram. Afinal, conseguiram formar um enorme Império Colonial. 

Ademais, por conta da industrialização da Inglaterra no século XVIII, grandes empresas acabaram exercendo um monopólio sobre a produção. 

Por isso, todo continente africano acabou conquistado, menos Etiópia e Libéria. 

Já na Ásia, mesmo como uma enorme resistência, a abertura dos mercados da China iniciou-se após a Guerra do Ópio entre 1839 e 1842, chegando ao fim através do Tratado de Pequim em 1860.  

Já no caso dos japoneses, eles impediram por séculos a presença estrangeira em seus territórios. No entanto, durante a segunda metade do século XIX, as tropas norte-americanas promovem a abertura da economia japonesa. 

Além disso, grande parte das colônias só conseguiram independência no século XX e algumas delas somente nas décadas de 70. Todavia, em todas as ex-colônias exploradas pelo Neocolonialismo encontram-se diversos problemas de caráter social e econômico. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre neocolonialismo?

Não deixe de ler também – Colonialismo: Filmes que abordam o tema.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.