Mulheres na história: Guerreiras do período antigo para você conhecer

Ao longo da história, mulheres guerreiras lutaram e lideraram tropas para a batalha. Infelizmente, sabemos muito pouco sobre a maioria dessas bravas guerreiras que enfrentaram os poderosos líderes masculinos de sua época porque a história foi escrita pelos vencedores.

Conheça a seguir algumas destas heroínas para se inspirar nesse Dia Internacional da Mulher e estudar também, claro!

Mulheres de Alexandre

Não, não estamos falando sobre uma briga de gato entre suas esposas, mas uma espécie de batalha pela sucessão após a morte prematura de Alexandre. Em seu “Ghost on the Throne “, o classicista James Romm diz que essas duas mulheres travaram a primeira batalha registrada liderada por mulheres de cada lado. Não foi uma grande batalha, entretanto, por causa de lealdades mistas.

As amazonas

As amazonas têm o crédito de ajudar os troianos contra os gregos na Guerra de Tróia. Diz-se também que eram arqueiras ferozes que cortavam um seio para ajudá-las a atirar, mas evidências arqueológicas recentes sugerem que as amazonas eram guerreiras reais, importantes, poderosas, com dois seios, possivelmente das estepes.

Irmãs Trung

Após dois séculos de domínio chinês, os vietnamitas se levantaram contra eles sob a liderança de duas irmãs, Trung Trac e Trung Nhi, que reuniram um exército de 80.000. Eles treinaram 36 mulheres para serem generais e expulsaram os chineses do Vietnã em 40 DC. Trung Trac foi então nomeado governante e renomeado como “Trung Vuong” ou “She-king Trung”. Eles continuaram a lutar contra os chineses por três anos, mas eventualmente, sem sucesso, eles cometeram suicídio.

Rani Lakshmibai

Lakshmibai, a Rani de Jhansi, foi uma líder instrumental na rebelião indiana de 1857. Quando seu marido, o governante de Jhansi, morreu e a deixou viúva em seus vinte e poucos anos, os senhores supremos britânicos decidiram anexar o estado. Rani Lakshmibai recebeu um baú de rúpias e disse para deixar o palácio, mas ela jurou que nunca abandonaria seu amado Jhansi.

Em vez disso, ela se juntou a um bando de rebeldes indianos e logo emergiu como seu líder contra as forças de ocupação britânicas. Uma trégua temporária ocorreu, mas terminou quando algumas das tropas de Lakshmibai massacraram uma guarnição cheia de soldados britânicos, suas esposas e filhos.

O exército de Lakshmibai lutou contra os britânicos por dois anos, mas em 1858, um regimento de Hussardos atacou as forças indianas, matando cinco mil homens. Segundo testemunhas, a própria Rani Lakshmibai lutou vestida de homem e empunhando um sabre antes de ser cortada. Após sua morte, seu corpo foi queimado em uma grande cerimônia, e ela é lembrada como uma heroína da Índia.

E então, você já conhecia essas guerreiras da história antiga?

Não deixe de ler também – Mulheres na história: Rainhas mais poderosas do período antigo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.