Diferenças entre mudanças climáticas e aquecimento global

O aquecimento global e as mudanças climáticas são dois pares estranhos da ciência – dificilmente se ouve um ser mencionado sem o outro.

Mas, assim como a confusão que cerca a ciência do clima, esse par é frequentemente mal compreendido e mal utilizado. Vamos dar uma olhada no que cada um desses dois termos realmente significa e como (embora sejam frequentemente usados ??como sinônimos) eles são, na verdade, dois eventos muito diferentes.

A interpretação incorreta das mudanças climáticas: uma mudança (geralmente um aumento) nas temperaturas do ar em nosso planeta.

A mudança climática não é específica

A verdadeira definição de mudança climática é exatamente o que parece, uma mudança nas tendências climáticas de longo prazo – seja o aumento das temperaturas, o resfriamento das temperaturas, as mudanças na precipitação ou o que quer que seja. Por si só, a frase não carrega nenhuma presunção sobre como o clima está mudando, apenas que uma mudança está ocorrendo.

Além do mais, essas mudanças podem ser o resultado de forças externas naturais (como um aumento ou diminuição na mancha solar ou ciclos de Milankovitch); processos internos naturais (como erupções vulcânicas ou mudanças na circulação do oceano); ou efeitos causados pelo homem ou “antropogênicos” (como a queima de combustíveis fósseis).

Novamente, a frase “mudança climática” não especifica o motivo da mudança.

A interpretação incorreta do aquecimento global: aquecimento devido a um aumento induzido pelo homem nas emissões de gases de efeito estufa (como dióxido de carbono).

O aquecimento global é um tipo de mudança climática

O aquecimento global descreve um aumento na temperatura média da Terra ao longo do tempo. Isso não significa que as temperaturas aumentarão na mesma proporção em todos os lugares.

Também não significa que todos os lugares do mundo ficarão mais quentes (alguns locais podem não ficar). Significa simplesmente que, quando você considera a Terra como um todo, sua temperatura média está aumentando.

Esse aumento pode ser devido a forças naturais ou não naturais, como o aumento dos gases de efeito estufa , principalmente da queima de combustíveis fósseis.

O aquecimento acelerado pode ser medido na atmosfera terrestre e nos oceanos. A evidência do aquecimento global pode ser vista no recuo das calotas polares, lagos secos, aumento da redução de habitat para animais (pense no agora infame urso polar em um iceberg solitário), aumento da temperatura global, mudanças no clima, branqueamento de corais, aumento do nível do mar e mais.

Mas então, se a mudança climática e o aquecimento global são duas coisas muito diferentes, por que os usamos de forma intercambiável? Bem, quando falamos sobre mudança climática, geralmente estamos nos referindo ao aquecimento global porque nosso planeta está passando por mudanças climáticas na forma de aumento de temperatura .

Se você quiser ser cientificamente correto ao falar de tópicos climáticos, deve dizer que o clima da Terra está mudando na forma de aquecimento global.

De acordo com os cientistas, é altamente provável que ambos sejam movidos por motivos não naturais causados pelo homem.

Não deixe de ler também – Para estudar já: 4 questões sobre efeito estufa e aquecimento global

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.