Movimentos de contracultura: Detalhes do que foi a Geração Beat

Após um dos maiores conflitos da humanidade, a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), transformou o mundo por conta de uma onda de horror, deixando milhares de mortos. Com o pós-guerra houve um crescimento econômico gigantesco, sobretudo nos Estados Unidos, que acabou influenciando o resto do mundo ocidental. 

O consumismo tomou conta do planeta, e isso acabou influenciando uma geração de jovens rebeldes na década de 50 e 60 principalmente, denominados Geração Beat, um marco para a contracultura. 

Movimentos juvenis podem aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!

Geração Beat – Origem

Um dos membros do movimento Allen Ginsberg afirmou que o termo surgiu em uma conversa entre amigos em 1948 no pós guerra, que discutiam o termo “generation” e que todos estavam em uma “Beat Generation” isto é, uma geração perdida, batida, malfadada. 

Com isso, a expressão começou a circular entre os jovens nos anos 50, podendo ter diversos significados. Ademais, um jovem beat poderia ser um marginal ou um amante de música, visto que “beat” significa batida em termos musicais. 

A maioria dos membros da Geração Beat eram influenciados pelo som do Jazz. Dentre os líderes da Geração Beat, podemos destacar algumas celebridades como:

  • Jack Kerouac, 
  • Allen Ginsberg, 
  • Peter Orlovsky, 
  • Lafcadio Orlovsky,
  • Neal Cassady,
  • William Burroughs, 
  • Gregory Corso  
  • Gary Snyder

Outrossim, além do gosto musical pelo Jazz, a geração beat adorava literatura, o modo de vida simples, e experiências místicas, além da liberdade sexual. 

Influências

O movimento beat era formado por jovens intelectuais americanos, isto é, boêmios, escritores, dramaturgos, músicos, poetas, entre outros. 

Eles estavam cansados da monotonia e do estilo de vida pré-determinado pelo pós-guerra. Acabaram rebelando-se em meio a um ambiente regado a música, sexo, drogas e liberdade. 

Os beats adoravam literatura clássica, estavam os poetas malditos Baudelaire e Rimbaud, que possuíam um imenso interesse em religião, e eram exímios usuários de drogas. 

Pode-se dizer que os beats influenciaram as gerações seguintes, após um período extremamente sombrio que foi a Segunda Guerra, essa geração construiu o próprio mito de sua geração. O movimento acabou influenciando gerações seguintes,  nos campos da literatura, arte, música, além do estilo de vida simples e libertário.

E então, você já conhecia o movimento Geração Beat?

Leia também – Contracultura: Estude 3 tópicos importantes sobre o movimento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.