Metaficção: Saiba o que é esse tipo de texto

Metaficção é, no seu significado original, um tipo de texto que revela propositadamente os mecanismos da produção de uma obra literária. Por extensão e em uso mais recente, serve para designar outras formas de expressão artística.

Romances e histórias que examinam, experimentam ou zombam das convenções da própria ficção podem ser classificados como metaficção.

O termo metaficção significa literalmente além da ficção “ou sobre a ficção, indicando que o autor ou narrador está além ou acima do texto ficcional e o julga ou o observa de uma forma altamente autoconsciente.

É importante notar que, ao contrário da crítica ou análise literária, a metaficção em si é ficcional. Simplesmente comentar sobre uma obra de ficção não torna essa obra uma metaficção.

Confuso? Entenda melhor a distinção a seguir.

Exemplos

A metaficção não se restringe à literatura moderna. Os “Contos de Canterbury” de Chaucer, escritos no século XV, e “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes, escritos um século depois, são ambos considerados clássicos do gênero.

A obra de Chaucer conta a história de um grupo de peregrinos que se dirigem ao santuário de São Tomás Becket, que contam suas próprias histórias como parte de uma competição para ganhar uma refeição grátis. E “Dom Quixote” é a história do homem de La Mancha que se inclina nos moinhos de vento para restabelecer as tradições da cavalaria.

Metaficção e Sátira

Outro tipo proeminente de metaficção é a paródia literária ou sátira. Embora tais obras nem sempre envolvam narração autoconsciente, ainda são classificadas como metaficção porque chamam a atenção para técnicas e gêneros de escrita populares.

Entre os exemplos mais lidos desse tipo de metaficção estão “Northanger Abbey”, de Jane Austen, que apresenta o romance gótico a uma zombaria despreocupada; e “Ulysses”, de James Joyce, que reconstrói e satiriza estilos de escrita ao longo da história da língua inglesa.

O clássico do gênero é “As Viagens de Gulliver”, de Jonathan Swift, que parodia políticos contemporâneos (embora notavelmente muitas das referências de Swift sejam tão bem disfarçadas que seus verdadeiros significados se perdem na história).

E então, gostou de conhecer mais sobre metaficção?

Não deixe de ler também – Influências de sarcasmo e ironia na literatura

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.