MEC avalia que Enem foi um ‘sucesso’ mesmo com recorde de abstenção

O Ministério da Educação (MEC) avaliou um ‘sucesso’ a realização do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo, dia 17. De acordo com Milton Ribeiro, chefe da pasta, apesar do recorde de 51,5% de abstenção, foi uma “vitória” aplicar a prova mesmo em meio a uma pandemia.

Nesse sentido, durante coletiva, o ministro da Educação afirmou: 

“Nós qualificamos como sucesso porque, no meio de uma crise, nós conseguimos mobilizar milhões de pessoas de maneira segura. (…) Para aqueles alunos que puderam fazer a prova foi um sucesso, e é isso que o MEC e o Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira] acreditam. Se nós disséssemos que não teríamos Enem este ano, aí seria um insucesso”.

Para o presidente do Inep, Alexandre Lopes, a aplicação de provas foi “tranquila” no que diz respeito à segurança sanitária. Desse modo, Lopes reiterou a fala do ministro. “Reafirmamos aqui o nosso compromisso de realização de uma prova com segurança do ponto de vista sanitário. As normas e procedimentos estabelecidos pelo Inep foram cumpridos, e com isso conseguimos garantir que as pessoas que foram fazer a prova fizeram com tranquilidade”, afirmou o presidente do Inep.

Estudantes relataram problemas

De acordo com Lopes, apenas em 11 dos 14.447 locais de prova os estudantes tiveram “alguma dificuldade” para realizar o exame. 

Dezenas de estudantes chegaram a relatar em redes sociais e a jornais que foram impedidos de realizar a prova devido ao limite de lotação das salas. Houve relatos de problemas em escolas da Bahia por falta de energia. Além disso, houve problemas também em Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Londrina (PR), Pelotas (RS), Caxias do Sul (RS) e Canoas (RS).

Lopes garantiu que haverá apuração dos casos. “Se qualquer participante por algum motivo se sentiu prejudicado, em qualquer lugar do Brasil, a partir do dia 25 de janeiro ele poderá solicitar a reaplicação, feita nos dias 23 e 24 de fevereiro”, afirmou.

A aplicação de provas do Enem 2020 (versão impressa) teve início neste domingo (17) e segue no próximo domingo, dia 24 de janeiro.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja ainda 5 livros para conhecer a trajetória de Clarice Lispector e suas obras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.