Marcha sobre Roma: Entenda a ascensão fascista

A Marcha sobre Roma marcou o início do domínio fascista na Itália. Ela ocorreu em 20 de outubro de 1922 e mudou os rumos italianos nas décadas seguintes. 

O movimento armado teve organização do PNF “Partido Nacional Fascista”, liderado por Benito Mussolini. Após a Marcha sobre Roma, Mussolini chega ao poder na Itália. 

A marcha contou com o apoio de milhares de militares, por conta disso o rei Vittorio Emanuelle III cedeu à pressão e pediu que Mussolini forma-se um novo governo. 

Vestibulares de todo país, assim como o Enem podem abordar esse assunto. Desse modo, não deixe de conhecer mais sobre ele. Acompanhe o artigo.

Contexto histórico da Marcha sobre Roma

A Marcha sobre Roma pode ser considerada como o início da Revolução Fascista Italiana. 

Além disso, anos antes a Itália se via afundada em uma intensa crise, antes da Primeira Guerra, aflorando um grande descontentamento na população do país. 

Após o fim da guerra, a Itália afundou ainda mais em período que ficou conhecido como “Biênio Vermelho”. A pressão aumentou e o governo respondeu como uma enorme repressão policial e militar sobre a população. 

Desse modo, Mussolini aproveita-se da situação para realizar diversas alianças, tal qual o desenvolvimento de uma agenda para divulgar os feitos do Partido Nacional Fascista. 

Ademais, Mussolini contava com um forte apoio das milícias italianas. Por conta disso, impôs o decreto de estado de sítio na Itália, contando com grande apoio popular. 

Por fim, Mussolini já tinha uma base governamental quando chegou ao poder. Após a Marcha sobre Roma os italianos deixaram de viver sobre uma democracia liberal e passou a viver sob o regime autoritário de Mussolini. 

Benito Mussolini e os Camisas Negras

Benito Amilcare Andrea Mussolini foi um governante autoritário e jornalista italiano. A saber, ele foi um dos fundadores do fascismo na Itália e governou o país entre 1922 e 1943. 

Ademais, após acabar preso em 1943 por ordens do rei Vítor Emanuel, foi morto em 1945 pela resistência italiana. 

Vale destacar também os chamados “Camisas Negras”, uma organização militar italiana. Eles eram uma milícia que agia em prol dos interesses do Partido Nacional Fascista. 

Por fim, quando Mussolini chega ao poder, eles são integrados ao exército italiano e passam a lutar e defender o regime em toda Itália. 

E então, gostou de saber mais sobre a Marcha sobre Roma?

Não deixe de ler também – Operação Barbarossa: Entenda sua importância na Segunda Guerra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.