Livro expõe o papel crucial da América Latina na Segunda Guerra Mundial

Para muitos, a segunda guerra mundial se resumiu aos campos de batalha na Europa e Ásia. No entanto, o mundo inteiro foi envolvido no sangrento duelo, com dezenas de países participantes durante as diversas fases do conflito. Recursos básicos para exércitos como tropas, armas, combustível e alimentos foram obtidos em grande parte na América Latina e, claro, no Brasil.

Isso é o que mostra a premiada repórter Mary Jo McConahay em “América Latina sob Fogo Cruzado”, lançamento da Editora Seoman.

Fascinada por memórias de guerras e acontecimentos históricos, Mary desenha um mapa das batalhas por riquezas e recursos produzidos na América Latina. Ganhadora do ‘Lowell Thomas Travel Journalist of the Year’, prêmio equivalente ao Pulitzer, a autora prova na obra que o continente foi bastante ativo durante o conflito. Ademais, que, muitas vezes, também teve um papel decisório em diversas ações durante a Segunda Guerra.

Conscientes da necessidade de controlar não só a ideologia do povo, mas também o capital necessário para se manterem vivos na batalha, países como Alemanha e Estados Unidos vieram às Américas em busca de “insumos”. Por exemplo: a infantaria do Brasil, o petróleo do México, assim como a borracha da Guatemala. Além disso, sequestraram famílias latinas usando-as como moeda de troca para repatriar prisioneiros de guerra.

Livro mostra rotas de fuga para judeus e nazistas

As Américas também serviram como refúgio para judeus e nazistas (esses últimos, ajudados pela igreja católica, que criou rotas de fuga para genocidas como Josef Mengele e Klaus Barbie). Fornecer tantos recursos aos países em guerra teve o custo de milhares de vidas humanas aos subservientes latino-americanos.

É o que mostra Mary Jo neste livro, que ainda traz muitos fatos pouco comentados sobre período, como: o envio de 25 mil soldados brasileiros para a Europa para lutar ao lado dos Aliados, o único país latino-americano a realizar tal ato; e o papel do comércio do México na venda do Petróleo para o regime nazista.

“Descobri que uma guerra sombria para o hemisfério ocidental repercutiu em todos os países e que a América Latina influenciou a guerra global. Este livro conta a história das pessoas por trás dos acontecimentos que se desenrolaram no continente latino durante o conflito global. Para fazer justiça à su­til complexidade das manobras interligadas dessa contenda mortal, preferi apresentar a complicada história da Segunda Guerra Mundial na América Latina em narrativas conectadas, como azulejos em um mosaico que, visto em conjunto, dão a visão do todo”, completa Mary Jo McConahay.

E então, o que achou deste lançamento?

Não deixe de ler também – Atualidades: Livros que abordam os Direitos dos Animais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.