Literatura gótica: Como surgiu e principais autores

Em termos mais gerais, a literatura gótica se define como a escrita que emprega o suspense e as paisagens pitorescas, com dispositivos narrativos melodramáticos. Além disso, há uma atmosfera geral de exotismo, mistério, medo e pavor.

Frequentemente, um romance ou história gótica gira em torno de uma casa grande e antiga que esconde um segredo terrível ou serve como refúgio de um personagem especialmente assustador e ameaçador.

Apesar do uso bastante comum desse motivo sombrio, os escritores góticos também usaram elementos sobrenaturais, toques de romance, personagens históricos bem conhecidos e narrativas de viagens e aventuras para entreter seus leitores.

O tipo é um subgênero da literatura romântica – esse é o período romântico, não os romances com amantes sem fôlego e cabelos escovados pelo vento em suas capas de bolso – e muita ficção hoje se origina disso.

Como a literatura gótica se desenvolveu

A saber, a literatura gótica se desenvolveu durante o período romântico na Grã-Bretanha. A primeira menção de “gótico”, no que se refere à literatura, foi no subtítulo do conto de Horace Walpole de 1765 “O castelo de Otranto: uma história gótica”.

Os elementos sobrenaturais na história, porém, lançaram um gênero totalmente novo, que decolou na Europa. Então, Edgar Allen Poe, da América, conseguiu isso em meados de 1800 e teve sucesso como ninguém. Na literatura gótica, ele encontrou um lugar para explorar o trauma psicológico, os males do homem e as doenças mentais.

Qualquer história de zumbi moderna, história de detetive ou então romance de Stephen King tem uma dívida com Poe. Nesse sentido, de acordo com os especialistas, ninguém aperfeiçoou o gênero como Poe.

Exemplos de escritores góticos

Alguns dos escritores góticos mais influentes e populares do século 18 foram:

  • Horace Walpole (O Castelo de Otranto, 1765)
  • Ann Radcliffe (Mistérios de Udolpho, 1794)
  • Matthew Lewis (O Monge, 1796)
  • Charles Brockden Brown (Wieland, 1798)

Logo após, o gênero continuou a comandar um grande número de leitores até o século 19, com Bram Stoker (Drácula, 1897) incorporando motivos góticos em suas histórias de terror e suspense.

Elementos de ficção gótica são predominantes em vários dos clássicos reconhecidos da literatura do século 19, incluindo

  • Mary Shelley ‘s Frankenstein (1818)
  • O corcunda de Notre Dame de Victor Hugo (1831 em francês)
  • Assim como muitos dos contos escritos por Edgar Allan Poe, como “Os assassinatos na rua Morgue” (1841) e “O coração revelador” (1843), por exemplo.

E então, gostou de conhecer o gênero?

Leia também – Literatura: 4 livros mais assustadores de Stephen King

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.