Lençol Freático: O que estudar sobre o tema

O Lençol Freático fica localizado no subterrâneo do planeta Terra e forma um reservatório de água, podendo variar entre 500 e 1000 metros de profundidade. 

Desse modo, uma parte da água da chuva escoa na superfície, enquanto a outra parte acaba se infiltrando no solo, formando o lençol freático. 

Além disso, alguns lençóis freáticos seguem escoando até encontrar um local para conseguir expulsar a água, podendo então ser uma nascente. 

No entanto, quando o lençol freático é muito profundo ele acaba ficando conhecido como “lençol artesiano”. 

O tema lençol freático poderá aparecer na prova do Enem, assim como em diversos vestibulares, devido sua importância para o Brasil. Por isso fique ligado, acompanhe o artigo e saiba tudo sobre. 

Aquífero

Os aquíferos nada mais são que reservas de água no subterrâneo da Terra e por isso os lençóis freáticos também são conhecidos como “aquíferos artesianos livres”. 

A saber, eles são importantíssimos para o abastecimento dos quais possuem a função de equilibrar a natureza, mantendo a quantidade de água subterrânea e da superfície. 

Ademais, o Brasil possui um dos maiores aquíferos do mundo, apresentando as maiores reservas do mundo, são eles:

  • O Aquífero Alter do Chão que possui um volume de água de 86 mil km cúbicos de água e fica localizado nos estados brasileiros do Pará, Amapá e Amazonas. 
  • O Aquífero Guarani que possui uma extensão de 1,2 milhões de km², localizado na Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai. 

Rebaixamento do Lençol Freático 

Em algumas regiões o tipo do solo, terreno e vegetação podem acabar diferentes devido a proximidade com o lençol freático e por conta disso impedir ou dificultar a realização de obras. 

Por isso, antes de começar uma construção, principalmente de grandes proporções, deve-se realizar uma avaliação do terreno. 

Nessa situação, caso o lençol freático esteja muito próximo a superfície onde a obra pode alcançar, poderá acabar trazendo consequências como o alagamento do local e por isso talvez haja a necessidade de rebaixamento do lençol. 

Desse modo, para rebaixar o lençol freático deve-se colocar bombas de grande profundidade que irão empurrar a água permitindo que o solo receba uma construção. 

Ademais, nesse momento o lençol freático passa a ter um nível mais baixo do que o natural. 

Em contrapartida, toda essa interferência no solo por meio da utilização de bombas, pode acarretar diversos problemas ao terreno e não garantir 100% a sustentação. 

Além disso, pode afetar diretamente a flora da região como a morte das árvores de grande porte, que retiram do solo e dos lençóis freáticos nutrientes para manterem-se vivas. 

Problemas ambientais

Diversos ambientalistas dialogam sobre os perigos das ações humanas no meio ambiente que interferem diretamente na manutenção dos lençóis freáticos. 

Os mesmos apontam um sério problema de contaminação de águas subterrâneas. Causadas sobretudo pelas indústrias, utilização de agrotóxicos e o excesso de lixo, sobretudo o radioativo. 

Por conta disso, ocorre a morte de vegetais, tal qual o aumento da erosão do solo causada pelos desmatamentos , afetando diretamente os lençóis freáticos. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre os lençóis freáticos?

Não deixe de ler também – Atualidades: Entenda a problemática dos aterros sanitários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.