6 maneiras de praticar interpretação de texto para o ENEM

Interpretar textos é algo pedido na maioria das questões do exame. Saiba como treinar!

Estar em dia com a interpretação de texto pode ajudar a resolver muitas questões do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). A maioria das perguntas vem acompanhadas de exemplos para logo após você conferir os enunciados e as alternativas.

Esses exemplos podem estar completamente em notícias, citações, em tirinhas, charges, poesias, letras de música, etc. É aí que entra a necessidade de você conhecer bem como interpretar as informações.

Selecionamos seis dicas de como você pode treinar até chegarem os fatídicos dias do ENEM.

1. Aprenda a ‘ler’ gráficos e tabelas

O ENEM conta com inúmeras questões com gráficos e tabelas. Podem surgir em perguntas de matemática, português, geografia, enfim, de qualquer matéria. Portanto, em seus estudos, inclua a análise interpretativa desses elementos.

Gráficos no ENEM: Conheça os principais tipos e como interpretá-los

2. Perceba tudo o que está na questão

Um grande erro dos candidatos ao ENEM é ver rapidamente uma questão de interpretação de texto e esquecer-se dos detalhes. Sim, eles podem fazer toda a diferença na escolha da alternativa correta.

Portanto, mesmo que seja uma questão aparentemente simples de gráfico, por exemplo, perceba se não há números escondidos, ícones, adendos, imagens, etc. Leia e interprete de verdade.

3. Leia revistas e jornais impressos

Treinar lendo jornais e revistas impressas é uma ótima maneira de chegar no ENEM com a bola toda. Principalmente se tratando da leitura de matérias mais complexas e longas. Elas vão dar um embasamento excelente para compreender, assim como interpretar fatos. Além disso, notícias são textos muito recorrentes no exame.

4. Preste atenção em letras de músicas

Muitas vezes ouvimos músicas, mas nem damos bola para suas letras. Deixe esse hábito de lado para estudar para o ENEM. Comece então a prestar atenção no que as canções querem dizer, interpretando analogias e metáforas, assim como demais figuras de linguagem. Lembrando que podem ser músicas em português ou estrangeiras – o exame conta com questões de inglês ou espanhol, sendo que o aluno pode escolher uma língua.

5. Leia tirinhas e quadrinhos

Outro formato de mídia muito frequente no ENEM é a tirinha e a história em quadrinhos. Sendo assim, nada mais útil e divertido do que estudar lendo alguns gibis, o que acha? Esse tipo de linguagem sempre aparece na prova de português, às vezes em outras matérias e até em redações.

6. Ensine o que entendeu

Por fim, uma dica essencial para se tornar um expert em interpretação de texto. Ao ler algum texto, tente explicá-lo para alguém o que você interpretou. Caso não tenha ninguém, faça isso com você mesmo (a).


E então, o que achou das dicas? Capriche nos estudos de interpretação de texto para se dar bem no ENEM. Leia outro artigo interessante: Entenda as diferenças entre interpretação e compreensão de texto

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.