Interação ecológica: 5 características importantes 

Determinar uma interação ecológica com outro ser é essencial para qualquer ser vivo. Afinal, eles compartilham espaço e recursos uns com os outros. 

Ao se compreender que um ser faz parte do ambiente de outro, o biólogo Ernst Haeckel criou o termo ecologia, derivada da palavra alemã “ökologie”. 

A saber, a ecologia transformou-se em uma ciência extensa, dentro os vários campos que ela abrange a interação ecológica se destaca, pois trata-se de interações entre os organismos vivos. 

Se você está se preparando para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, acompanhe o artigo para ficar por dentro do assunto. 

Principais características da Interação ecológica

A interação ecológica pode ser dividida em dois grupos principais. Ademais, fazer parte de um deles irá depender do fato de um ou ambos componentes que interagem se conseguirem:

  • Benefícios: Interações harmônicas 
  • Prejuízos: Interações antagônicas 

Em síntese, entre as interações ecológicas harmônicas estão o mutualismo e o comensalismo. Já entre as antagônicas estão a predação, o parasitismo e a competição. 

Veja a seguir a definição e exemplos de cada uma delas:

Mutualismo

Fazem parte organismos de espécies diferentes e que se beneficiam um ao outro. Como por exemplo a árvore Acácia oferece sítios e néctar para as formigas que viram predadores de insetos prejudiciais às arvores. 

Comensalismo

Um organismo se beneficia individualmente, ou seja, os seus ganhos não oferecem benefícios ou malefícios para outros seres. Como por exemplo, bromélias e orquídeas se ficam nos troncos de árvores ganhando sombra e umidade sem causar prejuízo. 

Predação 

O organismo consome outros indivíduos, resultando na morte deles. Em síntese, podemos citar uma onça que ataca de forma predatória um cervo para se alimentar. 

Parasitismo

Parasitas que se beneficiam consumindo apenas as partes vivas de uma presa (hospedeiro). Por exemplo, a pulga consegue energia através da sucção do sangue dos mamíferos, fazendo os mesmos perderem energia. 

Competição 

Quando acontece o conflito de interesse entre os organismos. Dessa maneira, ambos podem sofrer com uma menor sobrevivência, menor tamanho corporal e menor fecundidade. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a interação ecológica?

Não deixe de ler também – Velocidade da luz: Entenda como ela é definida

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.