Inep deve divulgar o gabarito oficial do Enem 2020 em até três dias após o fim das provas

Conforme informado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a divulgação do Gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 ocorrerá em até três dias, após o último dia de aplicação das provas, que ocorre neste domingo (24).

Apesar de ser possível aos participantes conferir o gabarito, será necessário aguardar pela divulgação das notas. De acordo com o Inep, os cálculos das notas dos estudantes é feito por meio da metodologia de “Teoria de Resposta ao Item” (TRI). A TRI avalia a média de acertos total em determinadas questões para calcular a probabilidade de o candidato ter “chutado” a resposta em questões mais difíceis. Desse modo, a divulgação dos resultados finais está prevista para o dia 29 de março.

Nesta edição, o Enem recebeu mais de cinco milhões de inscrições. No entanto, no primeiro dia de prova o exame registou o recorde de mais de 50% de abstenção. A versão impressa ocorreu nos dias 17 e 24 de janeiro, enquanto a prova digital acontecerá nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. 

Os alunos com sintomas da covid-19 receberam do Inep a recomendação de não comparecer aos locais de prova para realizar o exame. Nesses casos, os estudantes poderão pedir a reaplicação das provas, que deve ocorrer nos dias 23 e 24 de fevereiro.

As notas do Enem 2020 não poderão ser usadas pelos candidatos para realizar inscrição nas primeiras edições do Prouni e do Fies 2021, apenas na segunda edição dos programas. Já a primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021 deve ocorrer apenas após a liberação das notas do Enem 2020. 

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia ainda MEC abrirá 93 mil vagas para o Fies 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.