Inep aprovou mais de 47 mil solicitações de atendimento especializado para o Enem 2020

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conta com atendimento especializado garantido no edital do exame. Assim, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) assegura atendimento especializado, específico e por nome social para grupos distintos.

Todos os participantes que têm necessidades adicionais para a realização da prova e se encaixam nas categorias previstas no edital podem solicitar o atendimento especializado.

Desse modo, gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar e/ou com outras condições específicas, como  deficiência intelectual (mental), dislexia e deficit de atenção, por exemplo, podem solicitar o atendimento diferenciado.

Neste ano, para a modalidade impressa do Enem, o Inep recebeu quase 55 mil solicitações de atendimento especializado. Após análise, o instituto aprovou 47.847 solicitações, garantindo o atendimento adequado a mais de 47 mil participantes.

O atendimento especializado é garantido ano após ano pela Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep.

Nesta edição do Enem 2020, o Inep anunciou que os participantes em condição de cegueira, surdocegueira, baixa visão e visão monocular cujas solicitações foram aprovadas disporão de um aplicativo que possibilita a leitura de textos na tela do computador.

Cada caso de atendimento especializado conta com recursos específicos de acordo com a necessidade de cada grupo.

Nesse sentido, gestantes e idosos podem escolher recursos de acessibilidade no momento da inscrição como sala de fácil acesso e apoio para pernas e pés, por exemplo. Já as participantes lactantes que levarem o bebê consigo no dia de realização da prova recebem tempo adicional de 60 minutos para cada dia de prova. Todas as especificações para cada caso de atendimento podem ser encontradas no edital.

Além disso, o Inep aprovou também 508 solicitações de atendimento pelo nome social nas provas do Enem 2020.

E aí? Gostou deste texto? Então deixe seu comentário.

Clique aqui para acompanhar mais notícias sobre o Enem!
Confira Enem 2020: Assuntos da atualidade que podem cair no Exame Nacional do Ensino Médio.
Veja também Enem 2020: Dicas para gabaritar a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

https://noticiasconcursos.com.br/enem-e-vestibular/enem-e-vestibulares-entenda-o-que-e-adequacao-linguistica/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.