Império Árabe: Formação, expansão e cultura

O Império Árabe surgiu a partir da origem do islamismo. Antes da criação da religião pelo profeta Maomé, a Arábia era formada por povos semitas que viviam em diferentes tribos. 

Apesar de falarem o mesmo idioma, os árabes possuíam diferentes estilos de vida e crença. 

O Império Árabe poderá aparecer em questões de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!

Império Árabe – Período Pré-Islâmico

Os beduínos eram nômades e possuíam uma vida dura no deserto, eles usavam o camelo como principal fator para sua sobrevivência. 

Afinal, esse animal proporcionava aos beduínos leite e carne e roupas por conta do seu pelo. 

Por meio de caravanas, praticavam o comércio de vários produtos pelas cidades da região. Em contrapartida as tribos coraixitas, viviam na região litorânea e viviam através do comércio fixo.  

Formação do Império e a Expansão do Islamismo

Após a morte do profeta Maomé em 632 d.C. a Arábia foi unificada. Por conta dessa união e pelo islamismo, teve-se o início da expansão do Império Árabe.

A saber, os árabes eram liderados por um califa, espécie de chefe político, militar e religioso. 

Os árabes seguiam os ensinamentos presentes no Alcorão, livro sagrado e acreditavam que todos deveriam ser convertidos ao islamismo por meio da Guerra Santa. 

Dessa maneira, os árabes acabam expandindo o islamismo ao Iêmen, Pérsia, Síria, Omã, Egito e Palestina. Já no ano de 711 d.C. dominaram boa parte da Península Ibérica, região que corresponde ao espaço da Espanha e Portugal. 

No entanto, em 732  d.C. acabaram sendo vencidos pelos francos na Batalha de Poitiers que acabou com a expansão desse povo pelo norte da Europa. 

Ao longo do tempo, novas dinastias foram surgindo e o Império Árabe foi perdendo poder e força. 

Cultura Árabe

O Império Árabe durante o seu período de expansão acabou absorvendo conhecimento e cultura de outros povos. Foram por meio deles que nomes como o de Aristóteles espalhou-se pela Europa, assim como outros nomes da antiguidade grega.

A cultura árabe caracterizou-se principalmente pela construção de maravilhosos palácios e mesquitas. Podemos destacar nessas construções, os arabescos para ilustração e decoração. 

Por fim, a cultura árabe tem um grande valor cultural, artístico e literário. Deixando diversas obras literárias conhecidas até hoje no Ocidente. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o Império Árabe?

Não deixe de ler também – 5 filmes para estudar o Império Romano. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.