Imperialismo x Colonialismo: Entenda as diferenças para estudar

Enquanto o imperialismo e o colonialismo resultam na dominação política e econômica de uma nação sobre outras, existem diferenças sutis, mas importantes entre os dois sistemas.

Em essência, o colonialismo é a prática física da expansão global, enquanto o imperialismo é a ideia que impulsiona essa prática. Em uma relação básica de causa e efeito, o imperialismo pode ser pensado como a causa e o colonialismo como o efeito.

já em sua forma mais familiar, o colonialismo envolve a realocação de pessoas para um novo território como colonos permanentes. Uma vez estabelecidos, os colonos mantêm sua lealdade e fidelidade à sua pátria enquanto trabalham para aproveitar os recursos do novo território para o benefício econômico daquele país. Em contraste, o imperialismo é simplesmente a imposição de controle político e econômico sobre uma nação ou nações conquistadas por meio do uso de força militar e violência.

Por exemplo, a colonização britânica da América durante os séculos 16 e 17 evoluiu para o imperialismo quando o rei George III estacionou tropas britânicas nas colônias para impor regulamentos econômicos e políticos cada vez mais restritivos impostos aos colonos. Objeções às ações cada vez mais imperialistas da Grã-Bretanha acabaram resultando na Revolução Americana.

A Era do Imperialismo

A Idade do Imperialismo abrangeu o ano de 1500 até 1914. Durante o início do século 15 ao final do século 17, potências europeias como Inglaterra, Espanha, França, Portugal e Holanda adquiriram vastos impérios coloniais. Durante este período de “Antigo Imperialismo”, as nações europeias exploraram o Novo Mundo em busca de rotas comerciais para o Extremo Oriente e – muitas vezes violentamente – estabelecendo assentamentos na América do Norte e do Sul, bem como no Sudeste Asiático. Foi durante este período que algumas das piores atrocidades humanas do imperialismo aconteceram.

Durante a conquista dos conquistadores espanhóis da América Central e do Sul no século 16, cerca de oito milhões de indígenas morreram na era do primeiro ato de genocídio em grande escala do imperialismo.

Com base em sua crença na teoria econômica conservadora de “Glória, Deus e Ouro”, os imperialistas motivados pelo comércio desse período viam o colonialismo como puramente uma fonte de riqueza e veículo para esforços missionários religiosos. O início do Império Britânico estabeleceu uma de suas colônias mais lucrativas na América do Norte. Apesar de ter sofrido um revés na perda de suas colônias americanas em 1776, a Grã-Bretanha mais do que se recuperou ganhando território na Índia, Austrália e América Latina.

No final da era do Velho Imperialismo na década de 1840, a Grã-Bretanha havia se tornado a potência colonial dominante com propriedades territoriais na Índia, África do Sul e Austrália. Ao mesmo tempo, a França controlava o território da Louisiana na América do Norte, bem como a Nova Guiné francesa. A Holanda colonizou as Índias Orientais e a Espanha colonizou a América do Sul e Central. Devido em grande parte ao seu poderoso domínio da marinha nos mares, a Grã-Bretanha também aceitou prontamente seu papel de guardiã da paz mundial, mais tarde descrita como Pax Britannica ou “Paz Britânica”

E então, você já sabia dessas diferenças?

Não deixe de ler também – Neocolonialismo: Tópicos importantes para estudar 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.