Iluminismo: 5 pensadores importantes para citar no Enem

Muitos pensadores buscaram o avanço do homem por meio da lógica, assim como da crítica à época do Iluminismo. O movimento ideológico-intelectual proporcionou inúmeras cadeias de pensamento e até hoje são estudadas. Precisam na verdade do entendimento, afinal, influenciam as sociedades modernas de tão importante que foi.

Conheça os principais pensadores do movimento iluminista para poder embasar sua redação do Enem ou então as respostas de questões.

John Locke (1632 – 1704)

Um ícone do começo do Iluminismo, o inglês Locke obteve seu diploma em medicina antes de seguir carreira.

Ele desafiou os pontos de vista de Descartes e influenciou pensadores posteriores, e ajudou a criar pontos de vista sobre tolerância e o governo. Suas análises sustentariam os pensadores posteriores.

Montesquieu (1689-1755)

Montesquieu atou como advogado e presidente do Parlamento de Bordeaux, na França.

Chamou a atenção do mundo literário parisiense pela primeira vez com sua sátira Persian Letters.

Isaac Newton (1642 – 1727)

Apesar de envolvido na alquimia e na teologia, seus feitos científicos e matemáticos de Newton tem o maior reconhecimento.

A metodologia e as ideias que ele delineou em obras-chave como os Principia ajudaram a forjar um novo modelo de “filosofia natural” que os pensadores do Iluminismo tentaram aplicar à humanidade e à sociedade.

Leia mais – Leis de Newton: Entenda cada princípio e se dê bem no ENEM

Rousseau (1712 – 1778)

Nascido em Genebra, Rousseau passou os primeiros anos de sua vida adulta viajando na pobreza, antes de se educar e viajar para Paris.

Cada vez mais desde a música à escrita, Rousseau formaram uma associação com Diderot e escreveu para a Enciclopédia, antes de ganhar um prêmio de prestígio que o empurrou firmemente na cena do Iluminismo.

Sua obra Contrato Social tornou-se uma grande influência durante a Revolução Francesa, e ele foi considerado uma grande influência no Romantismo.

Voltaire (1694 – 1778)

Voltaire consiste na figura mais dominante do Iluminismo, e sua morte às vezes é citada como o fim do período. Filho de advogado e educado por jesuítas, Voltaire escreveu ampla e frequentemente sobre muitos assuntos por um longo período, também mantendo correspondência.

Foi preso no início de sua carreira por suas sátiras e passou um tempo exilado na Inglaterra antes de um breve período como historiógrafo da corte do rei francês. Sua sátira Cândido se tornou célebre.


E então, o que achou do artigo?

Leia também – Liberalismo: Resumão sobre a esfera política e econômica

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.