História: Entenda o Tratado de Methuen 

O “Tratado de Methuen” foi um acordo militar e comercial entre a Inglaterra e Portugal em 1703, em Lisboa, e vigorou durante mais de um século até 1836. 

A saber, ele também pode ser conhecido como “Tratado da Rainha Ana” e “Tratado dos Panos e Vinhos” e ficou marcado na história diplomática europeia. 

O tema pode aparecer em provas de vestibulares e no Enem “Exame Nacional do Ensino Médio”. Por isso ficar ligado no assunto vale a pena como preparo para as próximas avaliações, acompanhe o artigo e saiba tudo sobre. 

Características do Tratado de Methuen

No contexto da época as relações comerciais entre Portugal e Inglaterra estavam abaladas por conta das exportações portuguesas terem sido substituídas por produtos ingleses, sobretudo o fumo e o açúcar. 

A saber, o tratado tem o nome do embaixador inglês John Methuen (1650 – 1706) que negociou os termos com Dom Manuel Teles da Silva (1641 – 1709) que era um grande produtor de vinho. 

Vale frisar que o tratado beneficiou a economia inglesa e desfavorece a portuguesa. Tendo em vista que ele ajudou a fomentar a Revolução Industrial na Inglaterra. 

Por conta disso, houve a expansão da produção têxtil inglesa e das exportações de manufaturados, tomando lugar da manufatura portuguesa. 

Além disso, o Tratado de Methuen visava a integração militar de Portugal à Grande Aliança, junto com a Áustria e a Inglaterra para bater de frente com os franceses e Espanha. 

Você também pode gostar:

Entretanto, os termos comerciais do tratado chamaram atenção, tendo em vista que os ingleses baixaram as tarifas de importação dos vinhos portugueses. 

Em contrapartida, os portugueses abriram o seu mercado para os têxteis ingleses, sobretudo os lanifícios, muito maiores que os manufaturados em Portugal. 

Consequências

Uma das principais consequências do Tratado de Methuen, a demanda inglesa por vinhos portugueses era bem menor que a portuguesa por tecidos. 

Além disso, o impulso agrícola da uva acabou prejudicando a produção de gêneros alimentares portugueses, pois o foco era a produção de vinho. 

Ademais, os produtos têxteis oriundos da Inglaterra acabaram dominando o mercado de Portugal, impedindo os portugueses de desenvolver atividades industriais e de manufatura para mesclar sua economia. 

Por conta disso, o desenvolvimento industrial de Portugal durante o século XVIII acabou muito prejudicado. Ou seja, os portugueses ficaram reféns da produção inglesa, que passaram a comercializar produtos com altos preços. 

Por isso, os portugueses acumulam dívidas e esse déficit só era equilibrado em Portugal por conta da extração de ouro e das pedras preciosas brasileiras. 

Por fim, descontente o Marquês de Pombal, durante a segunda metade do século XVIII, buscou implementar medidas econômicas para mudar a situação, sem obter sucesso. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o Tratado de Methuen?

Não deixe de ler também – História: Entenda o contexto do Tratado de Versalhes

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.