História: Quem foi Américo Vespúcio 

Américo Vespúcio foi um navegador, cartógrafo, escritor e comerciante italiano da cidade de Florença, ele prestava serviços a Portugal e Espanha. 

O mesmo participou de três jornadas marítimas para o “Novo Mundo” e por conta das suas descrições o continente americano foi batizado em sua homenagem. 

Américo Vespúcio tornou-se uma figura importante na história e por isso poderá aparecer em questões do Enem e demais vestibulares do país. Por isso acompanhe o artigo e fique por dentro de sua história. 

Biografia de Américo Vespúcio

Américo Vespúcio nasceu na Itália na cidade de Florença no ano de 1454, pertenceu a uma família com condições de financiar seus estudos. 

Ademais, mostrou um enorme interesse pela Matemática e Astronomia, posteriormente arranjou um emprego no banco de Lorenzo Médici e participou de uma viagem diplomática à França.  

Já no ano de 1490, partiu para Sevilha na Espanha, cidade que estava desenvolvendo-se economicamente, ainda mais após os rumores da viagem que Cristóvão Colombo realizaria. 

Por isso, quando Colombo retorna da sua primeira expedição, Américo logo tratou de trocar conhecimentos com ele. A partir daí, Colombo conta com a ajuda de Américo Vespúcio no planejamento da segunda e terceira expedição. 

Além disso, Américo Vespúcio viajou para o novo mundo em três expedições. A primeira junto com espanhóis e as demais com portugueses. 

Em 1505, Américo Vespúcio retorna à Espanha para ser nomeado piloto-maior da Casa de Contratação das Índias, ficando responsável por dar assistência técnica e mapas aos pilotos. 

Viagens e homenagem

Américo Vespúcio realizou sua primeira viagem em 1499 com Alonso de Ojeda que já havia participado de navegações com Colombo. 

Após essa primeira viagem, Américo Vespúcio parte para Portugal e embarca em expedições em 1501 e 1503 nas frotas portuguesas que o levam para o sul do continente. 

Nessas duas expedições, Américo percebe que a “Nova Terra” não trata-se de uma ilha, mas sim de um continente. 

Durante essas duas últimas viagens, Vespúcio escreveu 32 páginas descrevendo as pessoas e a nova terra encontrada. 

Desse modo, um editor italiano publica suas anotações com o título: “O Novo Mundo e as novas terras descobertas por Américo Vespúcio” o livro foi um sucesso absoluto. 

Entretanto, foi um cartógrafo que adotou pela primeira vez o nome “América” para referir-se à nova terra. 

O continente acabou ganhando esse nome, pois foi Américo Vespúcio quem descobriu. Afinal, tratava-se de novas terras e não uma parte da Ásia como Cristóvão Colombo acreditava. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o assunto?

Não deixe de ler também – 7 filmes para estudar a Segunda Guerra Mundial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.