História: Entenda a Guerra de Troia 

A Guerra de Troia aconteceu em 1.300 a.C e durou ao menos uma década, foi travada durante a Idade do Bronze. 

A saber, Troia ficava localizada no território da atual Turquia Ocidental, de acordo com evidências arqueológicas. O motivo para o conflito teria sido o sequestro da rainha Helena, de Esparta. 

Todavia, ela teria fugido com o príncipe de Troia, Páris. Essa situação deixou o rei de Esparta, Menelau, furioso, que ordenou o cerco a cidade de Troia. 

Junto ao rei Menelau, participaram do cerco Aquiles, Ulisses, Nestor e Ajax que acabaram apoiados por uma frota de ao menos mil navios. Vale destacar também que os gregos sitiaram Troia por 10 anos. 

Além disso, a Guerra de Troia foi narrada em dois poemas do poeta grego Homero: 

  • A Ilíada 
  • A Odisséia 

O primeiro trata das batalhas, já o segundo narra a volta de Ulisses para casa. 

A Guerra de Troia apareceu em diversos vestibulares e por isso tornou-se um tema sempre cotado para as futuras avaliações, assim como para o Enem. Por isso fique ligado no assunto, acompanhe o artigo e saiba mais sobre. 

Guerra e a história por trás do Cavalo de Troia

O fim da Guerra de Troia se deu através de uma estratégia diferenciada do território inimigo. Liderados por Ulisses, os espartanos construíram um enorme cavalo de madeira. 

Eles ofereceram o cavalo como um presente de paz aos troianos e fingiam que estavam deixando o território. No entanto, o cavalo estava munido no seu interior com os melhores soldados gregos. 

Ademais, o pedido de paz foi aceita pelos troianos que abriram os portões da cidade e trouxeram o inimigo para o seu território. 

Os soldados gregos destruíram Tróia e se auto denominaram vencedores da guerra, colocando um ponto final ao conflito. A partir daí, surgiu a expressão “presente de grego”. 

A rainha Helena voltou ao lado do rei de Esparta, mas o mesmo encontrava-se furioso e enviou Helena para exílio como vingança pelos longos anos de conflito. 

Filmes sobre o conflito

A Guerra de Troia acabou parando nas telonas sendo representada belas obras cinematográficas:

  • Helena de Troia 
  • As Troianas 
  • Troia 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a Guerra de Troia?

Não deixe de ler também –  História: Conheça as características da civilização cretense.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.