História: Características da Idade dos Metais

A Idade dos Metais é um importante período da história, onde desenvolveu-se a criação de ferramentas por meio da utilização dos metais. 

Essa descoberta mudou radicalmente a realidade de diversas sociedades. A partir daí, o homem conseguiu mais agilidade e tempo hábil no desenvolvimento das suas atividades. 

Vale dizer que o modo como os seres humanos desenvolveram habilidades com a produção de ferramentas, não é vista em nenhuma outra espécie animal. 

Por isso, a História pode ser dividida em períodos conforme a produção de ferramentas. A Idade dos Metais, poderá aparecer em provas de vestibulares, concursos públicos e no Enem. Acompanhe o artigo e saiba tudo sobre o assunto!

Entenda a Idade dos Metais

A Idade dos Metais compreende o período em que o homem passou a produzir ferramentas através de metais como o cobre, ferro e o bronze. 

Esses metais tiveram imensa importância por serem maleáveis e transformados em vários instrumentos. Trata-se de um evento recente na história da humanidade, estima-se que ele começou entre 4.500 a.C e 4.000 a.C. 

A Idade dos Metais surgiu após o período conhecido como Idade da Pedra, ou seja, quando as ferramentas acabavam produzidas a partir de pedras. 

A saber, a Idade da Pedra durou bastante tempo, tendo começado em 600.000 a.C. Ela pode ser dividida entre os períodos Paleolítico e Neolítico. 

O Paleolítico ficou conhecido pelas pedras lascadas, utilização do fogo, assim como o desenvolvimento de ferramentas como machados e martelos a partir de pedras. 

Já no Neolítico, os seres humanos se utilizavam da agricultura e assim aprimoraram as ferramentas de pedras através do polimento. 

Em síntese, podemos dividir a Idade dos Metais em três momentos:

  • Cobre
  • Bronze
  • Ferro

Vale dizer, que o fim da Idade do Ferro marca o final da Idade dos Metais, iniciando-se um novo período! 

Principais Características

O uso de metais promoveu grandes transformações sociais. Foram desenvolvidas habilidades para derreter o metal no fogo e transformá-lo na ferramenta desejada. 

O progresso no manejo dos metais foi notório, criou-se uma espécie de habilidade metalúrgica. Através dela foi possível, por exemplo, o desenvolvimento de moedas resistentes, importante nas transações comerciais. 

Vale dizer, que na Idade dos Metais também aconteceu o desenvolvimento de armas para caça e luta. Dessa maneira, houve o expansionismo de alguns povos, além de corroborar para o desenvolvimento da agricultura. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a Idade dos Metais?

Não deixe de ler também – Pré-História brasileira: Como pode cair no Enem

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.