História do Brasil: Entenda o que foi a Balaiada

A Balaiada foi um movimento popular que ocorreu na província do Maranhão entre 1838 e 1841. 

A revolta aconteceu por meio de um levante social por melhores condições de vida e teve a participação de vaqueiros, escravos e demais pessoas desfavorecidas. 

A saber, o termo balaiada vem dos “balaios”, nome de cestos fabricados nesta região. 

Levantes populares poderão aparecer no Enem e vestibulares do Brasil inteiro. Por isso acompanhe o artigo e saiba tudo sobre a Balaiada. 

Causas da Balaiada

Podemos destacar dentre as principais causas da Balaiada a extrema pobreza da população da região do Maranhão, assim como a insatisfação por conta do autoritarismo político dos fazendeiros locais. 

Os fazendeiros buscavam o poder absoluto da região e não ligavam para a miséria do povo que sofria com diversas injustiças e abusos pelas autoridades. 

Ademais, as elites políticas da região estavam divididas em dois partidos:

  • Bem-te-vis: Liberais que apoiaram a Balaiada no início do movimento
  • Cabanos: Conservadores que estavam contra a Balaiada

Ambos os partidos lutavam pelo poder da província, a crise econômica acabou ainda mais agravada por conta do algodão dos Estados Unidos. 

Dessa maneira, a situação ficou insustentável entre a população mais pobre e a elite da região. 

No entanto, mesmo diante dessa situação os ruralistas criaram a “Lei dos Prefeitos”. A lei permitia que o governador da província, escolhesse o prefeito, gerando muita revolta e dando início a Balaiada. 

Revolta

A Balaiada não chegou a ter um líder central, contudo, teve várias pessoas que se destacaram no movimento. 

Dentre uma das principais figuras da Balaiada foi o vaqueiro Raimundo Gomes que ao ver o irmão detido, reuniu um grupo e atacaram a cadeia de Vila Manga. 

Dessa maneira, eles libertaram todos os presos, além disso pegaram um arsenal de armas e munições. 

Nesse meio tempo, o artesão Manoel dos Anjos Ferreira, resolve fazer justiça com as próprias mãos, depois de ver soldados desonrarem suas filhas. 

Desse modo, ele monta um grupo armado e ataca várias vilas e fazendas na província maranhense. Logo em seguida, esses líderes se unem a um terceiro comandante, Cosme Bento de Chagas um quilombola e líder militar de 3 mil negros. 

Em 1839, após terem um período de vitórias importantes, os revoltosos resolvem se estabelecerem uma Junta Provisória. 

No entanto, o movimento começa a enfraquecer após a morte de Manoel dos Anjos, o líder foi atingido por uma bala durante os conflitos. 

Conflito Final

A situação do movimento fica ainda mais crítica quando o Coronel Luís Alves de Lima e Silva assume o comando das tropas do Maranhão, Piauí e Ceará. 

As tropas possuíam cerca de 8 mil homens armados e derrotam Raimundo Gomes que se rende e entrega a Vila de Caxias, dando início ao fim da Balaiada. 

Já em 1840, Dom Pedro II resolve anistiar os rebeldes e por isso cerca de 2.500 balaios se entregam. 

Desse modo, em 1941 o Coronel derrota definitivamente quem resolveu continuar lutando, ademais um dos líderes do movimento Cosme Bento é preso e enforcado. 

Por fim, o vaqueiro Raimundo Gomes é expulso do Maranhão e morre a caminho de São Paulo. Além disso, o Coronel Luís Alves de Lima e Silva recebe o título de Barão de Caxias, por ter acabado com a Balaiada. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a Balaiada?

Não deixe de ler também – História: Entenda o que foi a revolta da Cabanagem

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.