História do Brasil: Detalhes do Golpe da Maioridade

O Golpe da Maioridade, que também pode ser chamado de Declaração da Maioridade, foi o documento que assegurou a D. Pedro II o trono em 1840 quando ele tinha apenas 14 anos. 

A antecipação da maioridade foi um manejo do Partido Liberal por fim ao Período Regencial (1831 – 1840), nesse período o Brasil foi governado por meio de regências.

Essa manobra foi realizada por causa da abdicação de D. Pedro I, pai de D. Pedro II, como imperador do país, nessa ocasião o herdeiro tinha apenas cinco anos. 

Por conta disso, D. Pedro II foi declarado maior de idade. Além disso, o objetivo do Golpe da Maioridade era o restabelecimento da estabilidade política do país. 

O Brasil estava fortemente marcado pelos confrontos políticos e sociais do Primeiro Reinado que ocorreu entre 1822 e 1831 e que acabaram se estendendo até o Período Regencial entre 1831 e 1840.  

O Golpe da Maioridade foi uma importante manobra e ficou marcado na história do Brasil. Desse modo, fique ligado no assunto na preparação para os vestibulares e Enem, acompanhe o artigo e saiba mais sobre. 

Golpe da Maioridade como o Brasil era governado antes

Alguns anos antes o Brasil era governado por D. Pedro I no período conhecido como Primeiro Reinado. 

Ademais, D. Pedro I era um imperador centralizador, o que desagradava muitos dos seus apoiadores. 

No entanto, devido à morte de Dom João VI, D. Pedro I tornou-se rei de Portugal, e ficou dividido entre Brasil e o país europeu. 

Dessa maneira, Dom Pedro I cedeu às pressões e abdicou-se do trono brasileiro. No entanto, seu sucessor tinha apenas 5 anos e por conta disso o Brasil passou a ser governado por regentes. 

A saber, os regentes acabam representados por grupos políticos liberais e conservadores e defendiam princípios diferentes. 

Contudo, a disputa de poder acabou resultando em diversas revoltas como por exemplo:

  • Guerra dos Farrapos
  • Cabanagem
  • Sabinada

Motivos para Declaração de Maioridade

Por muito tempo, diversas pessoas acreditavam que a falta de um líder corroborou para a instabilidade que o país passou. Entretanto, a Constituição de 1824 previa a maioridade do imperador somente depois que ele completasse 18 anos. 

Por isso, os liberais tiveram a ideia de que era necessário centralizar o poder. Desse modo, apresentaram um projeto que antecipava a maioridade enviando para votação na Câmara. 

Além disso, criou-se o Clube da Maioridade que buscava reduzir a maioridade de Dom Pedro II para que ele pudesse assumir de uma vez o Brasil. 

Desse modo, D.Pedro II começou o Segundo Reinado no Brasil, período que durou entre 1840 e 1889 quando aconteceu a Proclamação da República. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o Golpe da Maioridade?

Não deixe de ler também – História: Entenda o que foi a revolta da Cabanagem

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.