História: Conheça o Reino dos Francos

Os povos francos eram formados por tribos germânicas por volta do século III. Além disso, eles formaram a organização política mais poderosa da Europa Ocidental depois da queda de Roma. 

Devido séculos de expansionismo, eles conseguiram agregar a cultura de diversos povos, dentre os principais podemos destacar os saxões, romanos, alemães e avaros. 

A saber, o reino dos francos foi um dos grandes responsáveis por redesenhar o continente europeu. Por isso, poderão aparecer em questões de vestibulares e Enem, por isso fique ligado!

Contexto histórico dos Francos

Os francos surgiram nas províncias romanas em meados de 253, tendo dois grupos que se destacam, os sálios e os ripuários, que possuíam enorme liderança sob os demais. 

No entanto, os francos ficaram conhecidos mesmo em 257 e foram considerados grandes inimigos dos romanos, sobretudo ao Norte da Gália. 

Ademais, os francos tinham um grande poder bélico, sendo os sálios conhecidos por suas habilidades no mar e os ripuários por suas batalhas em terra firme. 

Já no final do Século III, certas tribos de francos se juntaram-se aos saxões e dominam as navegações entre e Grã-Bretanha e a Gália. 

Por conta disso, o imperador romano Maximiliano aceitou a presença de francos no exército romano. 

A partir do século seguinte os francos dominaram boa parte do exército romano, e ajudaram na fase expansionista do império, sobretudo na dinastia Merovíngia. 

Dinastia Merovíngia

Os francos conseguiram expandir o seu reino ainda mais sob o comando de Clóvis I (466 – 511). A saber, Clóvis ele ajudou a consolidar a dinastia merovíngia que durou quase duzentas anos. 

Ademais, os francos eram pagãos e foi durante o comando de Clóvis I que eles se converteram ao cristianismo. Durante o governo de Clóvis, a cultura dos francos influenciaram a região, sobretudo a língua, crenças religiosas e legislativa, das culturas germânicas e romanas. 

Posteriormente, os francos conquistaram o controle de Provence dos ostrogodos no ano de 539, e segundo historiadores eles possuíam uma tática de guerra cruel, mesmo sob influência cristã. 

Vale destacar também que após a morte de Clóvis I, o reino acabou dividido em quatro partes, e mais tarde com a morte de um dos irmãos, os outros três reinos entraram em conflitos por terras, encerrando a dinastia Merovíngia. 

Por fim, surge a Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino “O Breve” que liderou esse povo em 754, e acabou sucedido pelo seu filho Carlos Magno, no ano de 768. 

E então, gostou de saber mais sobre o assunto?

Não deixe de ler também – Império Árabe: Formação, expansão e cultura

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.