Hidrovias: Conheças as principais brasileiras 

Hidrovia é o nome dado a um sistema de transportes que utiliza rios navegáveis como vias. Possui uma grande importância na infraestrutura e logística de uma nação. 

A saber, o Brasil por possuir uma enorme quantidade de rios navegáveis, utiliza diversos deles para transporte, transformando-os em hidrovias importantes para a economia. 

Hidrovias poderão aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!

Uso das Hidrovias

As hidrovias transformaram-se em um sistema de logística altamente útil e vantajoso, sobretudo para o transporte de cargas. 

A saber, o transporte hidroviário é mais barato que o rodoviário e o aéreo, além de ser mais sustentável, devido a baixa poluição. 

No entanto, no Brasil quando comparado com o uso das rodovias, o sistema de hidrovias instaladas e funcionando ainda é pequeno. 

Conheças as principais brasileiras

Devido ao extenso território, o Brasil possui hidrovias em diversas localidades, que auxiliam no transporte de cargas e pessoas. Dentre as principais hidrovias podemos citar:

  • Tietê-Paraná: Importante via de transporte nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Ela fica localizada nos trechos navegáveis dos rios Tietê e Paraná. 
  • Madeira: Como o próprio nome diz, o principal trecho fica localizado no rio Madeira. Trata-se de uma importante via de transporte de cargas do Norte brasileiro.  Ela começa em Porto Velho (Rondônia) e acaba em Porto de Itacoatiara no rio Amazonas. 
  • Tocantins-Araguaia: Hidrovia mais importante da região centro-norte do país. Fica localizada nos rios Araguaia e Tocantins, além de alguns de seus afluentes. 
  • São Francisco: Ela liga as regiões Nordeste e Centro-Sul do Brasil. Uma das principais vias de ligação e compreende os rios São Francisco, Paracatu, Grande e Corrente. 
  • Paraguai: Uma das mais importantes da América do Sul. Funciona na Bacia do rio Paraguai. 
  • Solimões-Amazonas: Umas das principais hidrovias da região Norte. Seu principal trecho fica no rio Amazonas. A saber, ela também está presente na Bolívia, Equador, Peru e Colômbia. 
  • Mercosul: Essa hidrovia possui cerca de 1860 km navegáveis e fica localizada nos rios, Jacuí, Caí, Sinos, Gravataí, Taquari, Camaquã e Jaguarão. Ademais, ela possui ligação com a Bacia do Uruguai. 

E então, gostou de conhecer mais sobre o assunto?

Não deixe de ler também – Bacia do Paraná: Conheça esta importante bacia hidrográfica

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.