Governo JK: Entenda o Plano de Metas 

O Plano de Metas foi criado no governo do presidente Juscelino Kubitschek (1956 – 1960) com a finalidade de melhorar a infraestrutura do país. 

O projeto possuía trinta objetivos, divididos em cinco setores para serem abordados, eram eles:

  • Energia
  • Transporte
  • Indústria 
  • Educação
  • Alimentação

Em síntese, a intenção era estimular o desenvolvimento da indústria no país. O Plano de Metas poderá surgir em questões de Enem e demais e vestibulares, por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre!

Plano de Metas na prática 

Juscelino assume a presidência do Brasil por meio do lema “Cinquenta anos em cinco” e coloca em prática o Plano de Metas. 

Uma das principais obras do Plano de Metas foi a implementação da indústria automobilística por meio de incentivos fiscais. No entanto, optou-se pela criação de fábricas que produziam veículos nacionais.

Além disso, instalaram fábricas da Volkswagen, Mercedes Benz, Willys Overland e General Motors. A saber, em 1957, os automóveis da Volks começaram a ser produzidos integralmente no Brasil. 

No ramo da energia houve a expansão das usinas hidrelétricas com a construção de Paulo Afonso, no rio São Francisco, em 1955, e o começo das obras de Furnas e Três Marias, em Minas Gerais. 

Ainda no ramo energético, criou-se o Conselho Nacional de Energia Nuclear, permitindo o desenvolvimento de energia para fins pacíficos. Todavia, JK também criou o Ministério de Minas e Energia. 

Além disso, para a correção dos problemas regionais, o governo criou a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE). Ademais, o Sul do país desenvolveu-se industrialmente mais rápido que o Norte e este órgão surgiu para diminuir essa diferença. 

Vale ressaltar que a fundação de Brasília acabou eleita a meta síntese do governo JK. Além do mais, era estratégica, pois criaria um polo dinâmico no interior do Brasil. 

No entanto, para pôr em prática o governo JK deveria abrir mão de emissões de moeda e empréstimo internacionais. 

O FMI “Fundo Monetário Internacional”, contudo, recusou os empréstimos, por conta da instabilidade financeira, podendo prejudicar credores estrangeiros.

Todavia, o dinheiro acabou obtido por meio de bancos da Europa e dos Estados Unidos, sem a garantia do FMI. 

Origem

O Plano de Metas surgiu por conta de ideias de economistas da CEPAL “Comissão Econômica para a América Latina” e do BNDE “Banco Nacional do Desenvolvimento”. 

A saber, ele acabou considerado como um plano de desenvolvimento da economia do país, e tornou-se a espinha dorsal do nacionalismo desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek. 

No entanto, o sucesso do Plano de Metas está diretamente ligado a criação de órgãos governamentais diretamente ligados ao Poder Executivo, como:

  • GEICON “Grupo Executivo de Construção Naval
  • GEIA “Grupo Executivo da Indústria Automobilística 
  • GEIMAPE “Grupo Executivo da Indústria da Maquinaria Pesada” 

Em contrapartida, alguns setores não foram contemplados igualmente. Por exemplo, a Educação e Alimentação receberam apenas 4,3% e 3,2% das verbas do Planos de Metas, contudo, o transporte recebeu 29,6%. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o Plano de Metas?

Não deixe de ler também – Governo JK no ENEM: Entenda quem foi e os feitos de Juscelino Kubitschek

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.