História do Brasil: Pilares do Governo Café Filho

Café Filho foi o 18° presidente da história do Brasil e governou o país por pouco mais de um ano. Anteriormente ao seu mandato ele era vice-presidente de Getúlio Vargas. 

João Fernandes Campos Café Filho teve seu mandato de 24 de agosto de 1954 a 8 de novembro de 1955. Ele assumiu a presidência após o suicídio de Vargas em 1954. 

O governo de Café Filho poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado, acompanhe!

14 meses do Governo Café Filho

Café Filho teve um mandato curto e não conseguiu realizar grandes obras em seu governo. Ademais, o país estava atravessando uma crise e instabilidade política após o suicídio de Getúlio Vargas. 

Vale ressaltar que as eleições presidenciais de 1955 foram um ponto alto da época. E acabou contemplando Juscelino Kubitscheck como novo presidente do país.
A saber, Juscelino foi apoiado pelo partido de Getúlio Vargas para a disputa presidencial, assim como João Goulart para o cargo de vice-presidente. 

Ademais, podemos ressaltar um intenso conflito político entre Café Filho e o general Henrique Lott que era Ministro da Guerra. 

Em novembro de 1955, Café Filho precisa licenciar-se do cargo por motivos de saúde. Desse modo, assume em seu lugar o presidente da Câmara dos Deputados, Carlos Luz. 

Vale dizer que Carlos Luz tentou substituir o Ministro da Guerra, General Lott. Contudo, ainda em novembro os militares se vingam e tiram Carlos Luz do poder, assumindo o vice-presidente do Senado, o senador Nereu Ramos. 

Por fim, Café Filho quis retornar em 21 de novembro para terminar seu mandato, mas acabou sendo impedido pelos militares. Desse modo, Nereu Ramos comandou o Brasil até a posse de Juscelino Kubitscheck. 

Biografia resumida

Café Filho nasceu em 3 de fevereiro de 1899 na cidade de Natal no Rio Grande do Norte. Na sua juventude trabalhou como jornalista e também foi goleiro entre 1918 e 1919. 

Posteriormente, formou-se em Direito e advogou por alguns anos, mais tarde tornou-se Deputado Federal por dois mandatos:

  • Primeiro em 1935 a 1937 
  • Segundo em 1946 a 1951

Por fim, foi vice-presidente do Brasil durante o governo de Getúlio Vargas entre 1951 a 1954. 

Além disso, foi casado por 39 anos com Jandira Carvalho de Oliveira Café, até a sua morte em 1970. Com Jandira, Café Filho teve um único filho, Eduardo. 

Sua morte aconteceu em 20 de fevereiro de 1970, aos 71 anos, na cidade do Rio de Janeiro. 

E então, gostou de conhecer mais sobre o assunto?

Não deixe de ler também – Governo JK no ENEM: Entenda quem foi e os feitos de Juscelino Kubitschek

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.