Geologia: Características da Era Glacial

A Era Glacial, também conhecida como Gladiação, foi o período da Terra em que enormes camadas de gelo cobriram diversas áreas do planeta. 

Ela se caracteriza por durar milhões de anos e transformar drasticamente a superfície da Terra, inclusive de continentes inteiros. 

O nosso planeta já passou por algumas eras glaciais, todavia, a mais antiga aconteceu no Período Pré-Cambriano, a cerca de 570 milhões de anos e a mais recente durante o Período Pleistoceno. 

A Era Glacial poderá aparecer em questões do Enem “Exame Nacional do Ensino Médio” e em diversos vestibulares de todo país, por isso vale ficar ligado no assunto. Acompanhe o artigo e fique por dentro!

Era Glacial vs Era do Gelo

Depois da última Era Glacial, diversas glaciações menores ocorreram, no entanto, elas acabaram respeitando um período entre elas de cerca de 100 mil anos. 

Esses períodos foram denominados pelos cientistas como “eras do gelo”. A saber, a última era do gelo conhecida pela humanidade, também chamada de Idade do Gelo, teve seu ápice a 20 mil anos atrás, e posteriormente deu lugar ao aquecimento. 

Ademais, a Era Glacial cobre uma grande extensão territorial da Terra com gelo. Contudo, as eras glaciais podem intercalar com períodos interglaciais. 

Ou seja, quando a temperatura do planeta aumenta. Desse modo, podemos dizer que hoje vivemos uma era interglacial, pois apenas 10% da Terra está coberta de gelo. 

O nosso planeta passou por diversas eras glaciais, nos últimos 30 anos, em um período conhecido como Quaternário. 

Por fim, a Era Glacial mais recente do mundo ocorreu a 21 mil anos atrás e chegou ao fim a 11,5 mil anos atrás e promoveu a grande extinção de animais da crosta terrestre. 

Causas dos períodos glaciais

Os estudiosos ainda buscam uma explicação para as Eras Glaciais que a Terra passa. Todavia, a teoria mais utilizada tornou-se conhecida como Ciclos de Milankovitch. 

Ela foi criada e sugerida pelo engenheiro e geofísico sérvio Milutin Milankovitch (1879 – 1958). Segundo ele, as mudanças climáticas são oriundas de alterações na órbita da Terra em torno do Sol. 

Ou seja, ela deixava de ser quase circular e assumia um traço elíptico. No entanto, o planeta ainda mudaria a inclinação do eixo de rotação, variando na direção desse mesmo eixo de rotação. 

Ademais, os movimentos realizados pelo planeta Terra acabaram também conhecidos como excentricidade, obliquidade e precessão. 

Do mesmo modo, o planeta apresenta mudanças na composição da atmosfera e correntes oceânicas. Ou seja, ocorre a mudança na posição do sol, das correntes e da atmosfera causando as glaciações. 

Animais Extintos

Dentre os principais animais extintos durante a era glacial estão: 

  • Mamutes, 
  • Mastodontes, 
  • Rinocerontes lanosos 
  • Tigre dente de sabre

Eles percorriam os territórios europeus e da América do Sul, onde também existiam grandes gatos, lobos, ursos e cavalos. 

Além disso, grupos de humanos viviam na África e sobreviviam por meio da caça e coleta. 

Por fim, a glaciação que ocorreu a 650 mil anos atrás e durou ao menos 50 mil anos. Durante esse período houve uma enorme transformação na paisagem da Terra, assim como o nível do mar acabou diminuído. 

E então, gostaram de saber um pouco mais sobre a Era Glacial?

Não deixe de ler também – 3 filmes para estudar sobre desastres naturais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.