Geografia urbana: Principais características

A geografia urbana é um ramo da geografia humana preocupado com vários aspectos das cidades. O papel principal de um geógrafo urbano é enfatizar a localização e o espaço e estudar os processos espaciais que criam padrões observados em áreas urbanas.

Para fazer isso, eles estudam o local, a evolução e o crescimento e a classificação das aldeias, vilas e cidades, bem como sua localização e importância em relação às diferentes regiões e cidades. Aspectos econômicos, políticos e sociais dentro das cidades também são importantes na geografia urbana.

Para compreender totalmente cada um desses aspectos de uma cidade, a geografia urbana representa uma combinação de muitos outros campos da geografia. A geografia física, por exemplo, é importante para entender por que uma cidade está localizada em uma área específica, visto que o local e as condições ambientais desempenham um grande papel no desenvolvimento ou não de uma cidade.

A geografia cultural pode ajudar a compreender várias condições relacionadas às pessoas de uma área, enquanto a geografia econômica ajuda a compreender os tipos de atividades econômicas e empregos disponíveis em uma área. Campos fora da geografia, como gerenciamento de recursos, antropologia e sociologia urbana, também são importantes.

Definição de uma cidade

Um componente essencial da geografia urbana é definir o que realmente é uma cidade ou área urbana. Embora seja uma tarefa difícil, os geógrafos urbanos geralmente definem a cidade como uma concentração de pessoas com um modo de vida semelhante, com base no tipo de trabalho, preferências culturais, visões políticas e estilo de vida. O uso especializado da terra, uma variedade de instituições diferentes e o uso de recursos também ajudam a distinguir uma cidade da outra.

Além disso, os geógrafos urbanos também trabalham para diferenciar áreas de diferentes tamanhos. Como há dificuldade em encontrar distinções nítidas entre áreas de diferentes tamanhos, os geógrafos urbanos costumam usar o termo rural-urbano para orientar seu entendimento e ajudar a classificar as áreas.

Ele leva em consideração aldeias e vilas geralmente consideradas rurais e compostas por populações pequenas e dispersas, bem como cidades e áreas metropolitanas consideradas urbanas com populações concentradas e densas.

História da Geografia Urbana

Os primeiros estudos de geografia urbana nos Estados Unidos focalizaram o local e a situação. Isso se desenvolveu a partir da tradição homem-terra da geografia, que se concentrava no impacto da natureza nos humanos e vice-versa.

Na década de 1920, Carl Sauer tornou-se influente na geografia urbana ao motivar os geógrafos a estudar a população e os aspectos econômicos de uma cidade em relação à sua localização física.

Além disso, a teoria do lugar central e os estudos regionais focados no interior (as periferias rurais sustentam uma cidade com produtos agrícolas e matérias-primas). E áreas de comércio também foram importantes para a geografia urbana inicial.

Ao longo dos anos 1950 e 1970, a própria geografia se concentrou na análise espacial, nas medições quantitativas e no uso do método científico.

Ao mesmo tempo, os geógrafos urbanos começaram a usar informações quantitativas, como dados do censo, para comparar diferentes áreas urbanas. Usar esses dados permitiu que eles fizessem estudos comparativos de diferentes cidades e desenvolvessem análises baseadas em computador a partir desses estudos. Na década de 1970, os estudos urbanos eram a principal forma de pesquisa geográfica.

Depois da década de 80

Pouco tempo depois, os estudos comportamentais começaram a crescer na geografia e na geografia urbana. Os defensores dos estudos comportamentais acreditavam que a localização e as características espaciais não podiam ser consideradas as únicas responsáveis pelas mudanças em uma cidade. Em vez disso, as mudanças em uma cidade surgem de decisões tomadas por indivíduos e organizações dentro da cidade.

Na década de 1980, os geógrafos urbanos se preocuparam amplamente com os aspectos estruturais da cidade relacionados às estruturas sociais, políticas e econômicas subjacentes. Por exemplo, os geógrafos urbanos da época estudaram como o investimento de capital poderia promover mudanças urbanas em várias cidades.

Do final da década de 1980 até hoje, os geógrafos urbanos começaram a se diferenciar uns dos outros, permitindo, portanto, que o campo se preenchesse por diversos pontos de vista e enfoques.

Por exemplo, o local e a situação de uma cidade ainda são considerados importantes para seu crescimento. Assim como sua história e relação com seu ambiente físico e recursos naturais. As interações das pessoas umas com as outras e os fatores políticos e econômicos ainda são estudados como agentes de mudança urbana.

E então, gostou de conhecer mais sobre geografia urbana?

Leia também – Geografia política: Evolução e principais campos de estudo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.