Geografia: Países que não têm litoral

Aproximadamente um quinto dos países do mundo não tem litoral, ou seja, não têm acesso aos oceanos. Isso pode significar um problema não só geograficamente falando, como também economicamente.

Conheça a seguir informações para estudar a respeito.

Por que ficar sem litoral é um problema?

Embora um país como a Suíça tenha prosperado apesar de sua falta de acesso aos oceanos do mundo, não ter litoral tem muitas desvantagens. Alguns países sem litoral estão entre os mais pobres do mundo. Entre os problemas de não ter acesso ao mar incluem:

  • Falta de acesso a fontes de pesca e alimentos oceânicos
  • Custos elevados de transporte e trânsito devido à falta de acesso aos portos e às operações de transporte marítimo mundial
  • Vulnerabilidades geopolíticas de dependência de países vizinhos para acesso aos mercados mundiais e recursos naturais
  • Limitações militares devido à falta de opções navais

Que continentes não têm países sem litoral?

Conheça a lista de todos os países que não possuem costa litorânea em cada continente.

Países da América do Sul

A América do Sul tem apenas dois países sem litoral: Bolívia e Paraguai.

Países da Europa

A Europa tem 14 países sem litoral: Andorra, Áustria, Bielo-Rússia, República Tcheca, Hungria, Liechtenstein, Luxemburgo, Macedônia, Moldávia, São Marino , Sérvia, Eslováquia, Suíça e Cidade do Vaticano.

Países da África

A África tem 16 países sem litoral: Botswana, Burundi, Burkina Faso, República Centro-Africana, Chade, Etiópia, Lesoto, Malaui, Mali, Níger, Ruanda, Sudão do Sul, Suazilândia, Uganda, Zâmbia e Zimbábue.

Países da Ásia

A Ásia tem 12 países sem litoral: Afeganistão, Armênia, Azerbaijão, Butão, Laos, Cazaquistão, Quirguistão, Mongólia, Nepal, Tadjiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão. Observe que vários dos países da Ásia Ocidental fazem fronteira com o Mar Cáspio, uma característica que abre algumas oportunidades de trânsito e comércio.

Regiões disputadas sem litoral

Quatro regiões que não são totalmente reconhecidas como países independentes não têm litoral: Kosovo, Nagorno-Karabakh, Ossétia do Sul e Transnístria.

Maior país sem costa litorânea

O Cazaquistão é o nono maior país do mundo, mas é o maior país sem litoral do mundo. Tem 1,03 milhão de milhas quadradas (2,67 milhões de km 2 ) e faz fronteira com a Rússia, China, República do Quirguistão, Uzbequistão, Turcomenistão e o Mar Cáspio, sem litoral.

Países adicionados à lista recentemente

A adição mais recente à lista de países sem litoral é o Sudão do Sul, que conquistou a independência em 2011.

A Sérvia também é uma adição recente à lista de países sem essa faixa de mar. Anteriormente, o país tinha acesso ao Mar Adriático, mas quando Montenegro se tornou um país independente em 2006, a Sérvia perdeu seu acesso ao oceano.

E então, gostou de conhecer a lista de países sem litoral?

Não deixe de ler também: Geografia: 23 países que não existem mais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.