Geografia: 10 cidades mais populosas do mundo

As cidades são conhecidas por serem extremamente populosas, mas algumas são muito mais do que outras. Afinal, não leva-se em conta não apenas o número de pessoas que vivem nela, mas o tamanho físico da cidade.

A densidade populacional se refere ao número de pessoas por quilômetro quadrado. De acordo com o Population Reference Bureau, essas dez cidades têm as maiores densidades populacionais do mundo

1. Manila, Filipinas

A capital das Filipinas abriga cerca de dois milhões de pessoas. Localizada na costa leste da Baía de Manila, a cidade abriga um dos melhores portos do país. A cidade recebe regularmente mais de um milhão de turistas a cada ano, tornando as ruas movimentadas ainda mais lotadas.

2. Mumbai, Índia

Não é nenhuma surpresa que a cidade indiana de Mumbai esteja em segundo lugar nesta lista, com uma população de mais de 12 milhões de pessoas. A cidade é a capital financeira, comercial e de entretenimento da Índia. A cidade fica na costa oeste da Índia e possui uma profunda baía natural. Em 2008, foi apelidada de “cidade alfa do mundo”.

3. Dhaka, Bangladesh

Conhecida como a “cidade das mesquitas”, Dhaka é o lar de cerca de 17 milhões de pessoas. Já foi uma das cidades mais ricas e prósperas do mundo. Hoje a cidade é o centro político, econômico e cultural do país. Possui uma das maiores bolsas de valores do Sul da Ásia.

Você também pode gostar:

4. Caloocan, Filipinas

Historicamente, Caloocan é importante por ser o lar da sociedade militante secreta que impulsionou a Revolução Filipina, também conhecida como guerra Tagalong, contra os colonialistas espanhóis. Agora, a cidade abriga quase dois milhões de pessoas.

5. Bnei Brak, Israel

A leste de Tel Aviv, esta cidade abriga 193.500 habitantes. É o lar de uma das maiores fábricas de engarrafamento de coca-cola do mundo. As primeiras lojas de departamentos femininas de Israel foram construídas em Bnei Brak; é um exemplo da segregação de gênero; implementado pela população judaica ultraortodoxa.

6. Levallois-Perret, França

Localizada a cerca de 6,5 km de Paris, Levallois-Perrett é a cidade mais populosa da Europa. A cidade é conhecida por sua indústria de perfumes e apicultura. Uma abelha de desenho animado foi até adotada no emblema moderno da cidade.

7. Napoli, Grécia

A cidade grega de Napoli ocupa a sétima posição na lista das cidades mais densamente povoadas. A cidade está dividida em oito distritos diferentes. Embora apenas 30.279 pessoas vivam nesta pequena cidade, isso é impressionante, dado seu tamanho é de apenas 0,45 milhas quadradas!

8. Chennai, Índia

Localizada na Baía de Bengala, Chennai é conhecida como a capital da educação do sul da Índia. É o lar de quase cinco milhões de pessoas. Também é considerada uma das cidades mais seguras da Índia. É também o lar de uma grande comunidade de expatriados. Foi apelidada de uma das cidades “imperdíveis” do mundo pela BBC.

9. Vincennes, França

Outro subúrbio de Paris, Vincennes está localizado a apenas 6,5 km da cidade das luzes. A cidade é provavelmente mais famosa por seu castelo, o Chateau de Vincennes. O castelo era originalmente um pavilhão de caça de Luís VII, mas foi ampliado no século XIV.

10. Delhi, Índia

Delhi abriga cerca de 11 milhões de pessoas, o que a coloca logo depois de Mumbai como uma das cidades mais populosas da Índia. Delhi é uma cidade antiga que foi a capital de vários reinos e impérios. É o lar de vários marcos históricos. Também é considerada a “capital do livro” da Índia devido ao seu alto índice de leitores.

E então, gostou de conhecer essa lista?

Não deixe de ler também – Geografia: Países que não têm litoral

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.